Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

EB Raposos vai manter-se em funcionamento

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Primária dos Raposos, nos Famalicão, vai continuar a funcionar para o próximo ano letivo. O arranque das aulas está previsto acontecer no início da segunda quinzena de setembro.

A garantia de continuidade de funcionamento da escola foi dada pelo delegado regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), Francisco Neves, ao vereador da Educação da Câmara Municipal, Manuel Sequeira.

A hipótese de encerramento da Escola Básica de Raposos levantava-se pelo segundo ano letivo consecutivo já que, segundo o vereador, “o ano passado funcionou apenas com 17 alunos, quando a lei determina que deveria ser, no mínimo, 18”.

Porém, como na freguesia existem apenas três escolas básicas, todas sem capacidade para receber os alunos dos quatro anos, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) acedeu “a manter a escola, onde está a terminar o 4.º ano, remetendo a decisão de eventual encerramento para o próximo ano letivo”, explicou o mesmo responsável.

Apesar de ainda estar a decorrer [até 15 de junho] o período de matrículas, Manuel Sequeira estima que o número de alunos a inscrever-se para o 1.º ano, na freguesia, “não ultrapasse os 15”, onze dos quais transitam do pré-escolar e outros quatro “manifestaram interesse em ficar naquela escola”.

Atendendo a que “o fecho da escola obrigaria a que os alunos do primeiro ano tivessem que ir para uma das outras duas e formar uma turma conjunta com outro ano, o delegado regional compreendeu a necessidade de manter a escola por mais um ano, na perspetiva de conseguirmos concluir a obra do Centro Escolar até ao início do ano letivo seguinte”, acrescentou.

De acordo com o vereador, aquele responsável pela DGEST, com quem manteve uma reunião de trabalho, em Lisboa, “sobre os esforços da autarquia para melhorar as condições de ensino e manter a comunidade escolar, garantiu que, mesmo com poucos alunos, a escola irá continuar em funcionamento, devendo, para tal, o Município, Associação de Pais e Agrupamento de Escolas da Nazaré expressar tal vontade, em conjunto”.

O Centro Escolar de Famalicão, que deveria receber todos os alunos do primeiro ciclo daquela freguesia, foi uma obra iniciada pelo anterior executivo e que deveria estar já concluída, mas que se encontra parada devido à elevada dívida da autarquia.

A câmara, que no final do ano passado viu aprovado um apoio transitório de urgência de 7,5 milhões de euros, estima que “a obra, que já tem alicerces e parte da construção, possa ser candidatada de novo a fundos comunitários”, dado ter sido considerada, no seio da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) “um dos projetos prioritários em termos de educação”.

Até que o centro escolar seja concluído os alunos do primeiro ciclo da freguesia de Famalicão estão repartidos pelas escolas de Famalicão (a única com duas salas), Raposos e Quinta Nova, com apenas uma sala cada.

Em Famalicão funcionou este ano letivo o 1.º ano (com 13 alunos, um dos quais com necessidades educativas especiais) e o 2.º ano, com 19 alunos.

Na Quinta Nova o 3.º ano contou com 25 alunos e, em Raposos, a turma de 4.º ano teve 17 alunos.

Nas restantes freguesias, Nazaré e Valado dos Frades, foram concluídos e estão a funcionar, desde 2010, os centros escolares que concentram os quatro anos de ensino básico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aluno de S. Martinho do Porto publica obra de caráter didático

Gosmalga a alga falante, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), é a primeira obra de André Rodrigues e tem o seu lançamento previsto para o mês de setembro. O jovem autor escreveu a sua primeira obra para dar resposta a um desafio da Universidade de...

IMG 20240826 WA0004

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1