Q

Previsão do tempo

8° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Associativismo debate futuro do movimento na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O futuro do associativismo esteve em debate no passado dia 29 de maio, numa sessão temática promovida pela Assembleia Municipal da Nazaré.

De acordo com José Ramalhal, presidente da Assembleia Municipal, “é mais um passo na procura de soluções que afetam o movimento associativo e cujas dificuldades e êxitos de cada Associação, se partilhadas, podem ajuda na criação de novas ideias”.

O associativismo foi o primeiro tema escolhido pela AMN para as duas sessões temáticas que se irão realizar no âmbito do Plano de Atividades deste órgão municipal e o objetivo foi o de “ajudar o movimento associativo a encontrar soluções e formas de organização”

que permitam a sobrevivência destas entidades.

Jorge Luís, da estrutura descentralizada da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, falou da importância das próprias coletividades valorizarem o seu trabalho, como um dos passos essenciais na sobrevivência destas entidades.

“Somos uma grande família, provavelmente a mais rede social do país.

Existem 32 mil coletividades registadas até dezembro de 2014 e nascem, por dia, no país, 4 coletividades”, o que não significa que o movimento não passe por grandes dificuldades e que não existam muitas coletividades inativas.

Jorge Luís informou ainda que, relativamente, ao volume de negócios “as coletividades e o movimento associativo representa um volume de negócios de 9,8% do volume global do país, daí que exista, da parte do Estado, a ideia de transformar as coletividades em contribuintes líquidos”.

Ao nível do emprego, Jorge Luís informou que este movimento dinâmico social ocupa mais de 4% da população, sendo, por isso, um dos maiores empregadores.

Participaram, na sessão da passada sexta-feira, coletividades e associações existentes no concelho, a quem foi dado a conhecer o conjunto de medidas que poderão vir a contribuir para uma maior dinâmica deste movimento, nomeadamente através da inscrição na Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que poderá dar vários contributos, tais como formação em diversas áreas, redução de custos com obrigações das associações ou assistência jurídica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

CDU questiona executivo da Câmara sobre o destino de pescado fresco

A CDU exigiu esclarecimentos sobre o destino dado a uma quantidade elevada de pescado fresco adquirido pela Câmara Municipal alegando destinar-se às cantinas escolares. “Recebemos informações de que o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode...

joao delgado