Direção Geral do Património limita plano da nova iluminação do Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção Geral do Património impôs várias limitações ao plano de nova iluminação do Mosteiro de Alcobaça apresentado pela Câmara de Alcobaça mas ainda não divulgou o que autoriza que seja feito.

O CDSPP voltou, entretanto, a protestar contra os atrasos na instalação do novo sistema de iluminação externa do Mosteiro de Alcobaça, processo que diz “arrastar-se há mais de três anos e que ciclicamente a Câmara anuncia para breve”.

A resposta da gestão (PSD) sobre os atrasos na implementação do novo sistema de iluminação foram, para o CDSPP, pouco convincentes.

Carlos Bonifácio adianta que se trata de um “assunto que a atual gestão (PSD) já apresentou há 3 anos e nada aconteceu”.

“A situação tem-se protelado. A iluminação atual não dá o realce pretendido ao monumento”, que é património da Humanidade, e está localizado numa área requalificada, refere o vereador, que classifica de “incompreensível” o atraso para a implementação de um novo sistema de iluminação do Mosteiro.

O presidente da Câmara, Paulo Inácio, também lamenta os atrasos, que atribui a entidades que tutelam o monumento.

De acordo com o autarca “os pareceres não estão concluídos”, adiantando que “o que Alcobaça pretendia, não irá acontecer” por questões levantadas pela Direção Geral do Património, que “minimizou todo o projeto de iluminação”.

O autarca considera que foi “o conservadorismo da DGPC” que levou a esta alteração profunda ao projeto apresentado pela Câmara, entidade que espera, agora, que a parte do projeto que foi autorizada pela tutela “possa ser rapidamente colocado em prática”.

“Têm que nos dizer o que é autorizado para pudermos fazer rapidamente a nova iluminação”, explicou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222