Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 29° C
17° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 34° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 34° C

Centro Hospitalar de Leiria investe 1,5 milhões de euros no Hospital de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, que desde 1 de setembro de 2013 passou a integrar o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), beneficiou de “investimentos no valor de 872.800 euros, e tem em curso beneficiações que totalizam 577.500,00 euros”, divulgou hoje Licínio Carvalho, do conselho de administração da instituição.

O maior investimento realizado no hospital de Alcobaça, 332.000 euros, incidiu nas áreas técnicas que, segundo o mesmo responsável “se encontravam muito degradadas”.

A verba permitiu, por exemplo, “dotar a casa mortuária (onde ainda decorrem obras) de uma câmara frigorífica, que não tinha, apesar se se situar ao lado da cozinha”, explicou.

Outros exemplos foram a substituição de condutas de água e a construção de um reservatório com capacidade para fornecer o hospital durante uma semana ou a criação de um arquivo.

A aquisição de equipamentos médicos arrecadou a segunda maior fatia, com 205.550 euros, seguindo-se 175.700 euros para a recuperação de espaços interiores e exteriores (incluindo a sinalética) e 159.550 euros para aquisição de equipamentos diversos.

O investimento, “feito sem apoios nem recurso a crédito”, espelha “um trabalho de retaguarda no sentido de dotar o hospital de melhores condições para os trabalhadores e para os utentes”, afirmou o presidente do conselho de administração (CA) do CHL, Hélder Roque.

Ainda de acordo com a gestão, serão os 577.500 euros de investimento ainda em curso que irão trazer “resultados mais visíveis” com a reorganização das urgências e a criação da primeira unidade de cuidados paliativos do distrito de Leiria.

As urgências, que atendem uma média de 93 pessoas por dia, “vão ser a base operacional de uma SIV [ambulância de Suporte Imediato de Vida) ”

e, passarão a contar com “uma sala de emergência”, adiantou o administrador.

A obra tem conclusão prevista para o dia 15 de agosto.

Já a construção da Unidade de Cuidados Paliativos, num investimento estimado de 180 mil euros, “será a única obra que se prolongará para lá do final do ano”, devendo entrar em funcionamento em fevereiro de 2016.

A unidade contará com “oito quartos individuais e dois quartos duplos, num total de doze camas”, afirmou Hélder Roque.

No balanço do primeiro ano e meio de integração do Hospital Bernardino Lopes no CHL, efetuado hoje, o CA sublinhou ainda o esforço desenvolvido para “acabar com todas as situações de precariedade laboral” que resultou na integração nos quadros de 48 trabalhadores.

Atualmente, frisou o administrador, “Só no serviço de urgência o hospital tem que recorrer a empresas de contratação externa”.

Em termos de desempenho hospital aumentou o número urgências, de internamentos e de consultas externas.

Para além das oito especialidades já existentes o hospital internalizou as especialidades de cardiologia, gastrenterologia e ortopedia, cujas consultas “passaram a ser dadas por profissionais do CHL” e criou as consultas de dermatologia, neurologia, pediatria, pedopsiquiatria, psicologia e nutrição e dietética.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Nazaré é uma praia certificada pela ISO 13009:2015

A praia hasteou as bandeiras e certificação de qualidade numa sessão pública Está implementada a Norma ISO 13009:2015 (Serviços de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia), um instrumento de monitorização e melhoria contínua, de...

bandeiras

Capitão de Abril Salgueiro Maia foi homenageado em Alcobaça

Duas obras de homenagem ao capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução de 25 de Abril, feitas em pedra, da autoria dos artistas Carlos Oliveira, das Caldas da Rainha, e de Rui Basílio, de Porto de Mós, foram apresentadas, no passado dia 3 de julho, nas instalações...

salgeiro maia