Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C

Investimento Chinês em Alfeizerão é de interesse público municipal

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A desafetação de um terreno da reserva agrícola nacional da Quinta das Silvas, em Alfeizerão, está encaminhado, depois da Câmara e assembleia municipal de Alcobaça terem aprovado o interesse público municipal daquela propriedade onde um grupo de investidores chineses quer construir um empreendimento de luxo.

Em causa estará um investimento de cerca de 35 milhões de euros e que prevê a construção de 57 moradias (cada uma poderá ser adquirida por meio milhão de euros), um hotel com lojas, piscinas, campos de ténis e uma escola privada de mandarim.

Câmara, Junta de Freguesia e população concordam com o projeto que, segundo os autarcas irá criar postos de trabalho, diretos e indiretos. Para que o negócio seja possível, é necessária a declaração do interesse público municipal do terreno, que está em reserva agrícola nacional e a autorização do governo.

“Tem havido várias reuniões com os investidores, desde o ano passado. Os investidores contrataram arquitetos locais para elaborar o projeto. E várias entidades locais foram consultadas acerca da pertinência deste investimento”, informou Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal.

Concedida a declaração de interesse público municipal, os promotores terão, ainda, que solicitar a autorização de construção junto do Ministério da Agricultura.

Paulo Inácio diz que se “trata de um projeto interessante, mas é preciso que se concretize”.

“Neste momento as expectativas são boas porque mantém-se o interesse dos investidores”, informou o autarca.

A aquisição das residências projetadas neste empreendimento de luxo será o meio para a obtenção do visto de residência no nosso país.

Do lado do PS, que aprovou a declaração de interesse público, “seria incorreto para qualquer autarca não criar as condições para gerar investimento no seu concelho”.

O vereador José Canha defende, contudo, a revisão urgente do PDM de Alcobaça, recordando que um privado não consegue a mesma declaração. “Isto é uma coisa com a qual não concordamos”. A revisão do PDM é, assim, uma urgência, para que “todos fiquem em pé de igualdade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo do Rendimento Social de Inserção celebrou 15º aniversário

O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais,...

protocolo

Câmara Municipal lança concurso de ideias para requalificação urbana

Está decorrer um concurso de ideias para o projeto de requalificação da envolvente urbana do Castelo de Alcobaça. Trata-se de um desafio que a autarquia lançou à comunidade para que contribua com projetos de intervenção no conjunto das ruas que fazem a ligação...

requalificacao

PS pergunta pelos projetos de Alcobaça candidatos ao PRR

A deputada municipal do PS, Eugénia Rodrigues, perguntou pelos projetos que a autarquia candidatou ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação do Governo português, recentemente aprovado em Bruxelas. O Presidente da Câmara, Herminio Rodrigues, explicou que está...