Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Investimento Chinês em Alfeizerão é de interesse público municipal

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A desafetação de um terreno da reserva agrícola nacional da Quinta das Silvas, em Alfeizerão, está encaminhado, depois da Câmara e assembleia municipal de Alcobaça terem aprovado o interesse público municipal daquela propriedade onde um grupo de investidores chineses quer construir um empreendimento de luxo.

Em causa estará um investimento de cerca de 35 milhões de euros e que prevê a construção de 57 moradias (cada uma poderá ser adquirida por meio milhão de euros), um hotel com lojas, piscinas, campos de ténis e uma escola privada de mandarim.

Câmara, Junta de Freguesia e população concordam com o projeto que, segundo os autarcas irá criar postos de trabalho, diretos e indiretos. Para que o negócio seja possível, é necessária a declaração do interesse público municipal do terreno, que está em reserva agrícola nacional e a autorização do governo.

“Tem havido várias reuniões com os investidores, desde o ano passado. Os investidores contrataram arquitetos locais para elaborar o projeto. E várias entidades locais foram consultadas acerca da pertinência deste investimento”, informou Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal.

Concedida a declaração de interesse público municipal, os promotores terão, ainda, que solicitar a autorização de construção junto do Ministério da Agricultura.

Paulo Inácio diz que se “trata de um projeto interessante, mas é preciso que se concretize”.

“Neste momento as expectativas são boas porque mantém-se o interesse dos investidores”, informou o autarca.

A aquisição das residências projetadas neste empreendimento de luxo será o meio para a obtenção do visto de residência no nosso país.

Do lado do PS, que aprovou a declaração de interesse público, “seria incorreto para qualquer autarca não criar as condições para gerar investimento no seu concelho”.

O vereador José Canha defende, contudo, a revisão urgente do PDM de Alcobaça, recordando que um privado não consegue a mesma declaração. “Isto é uma coisa com a qual não concordamos”. A revisão do PDM é, assim, uma urgência, para que “todos fiquem em pé de igualdade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno