Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Comunidade Intermunicipal do Oeste com resultado positivo de 922 mil euros

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O relatório de gestão aprovado, na quinta-feira à noite pela Assembleia Intermunicipal demonstra um aumento do resultado líquido positivo em 104% para a comunidade que terminou 2014 com um saldo de 922.843,97 euros, mais do dobro dos 452.037,10 euros que transitaram de 2013.

Resultados que, segundo o presidente do conselho intermunicipal, Carlos Miguel (presidente da câmara de Torres Vedras), a OesteCim se justificam pelos “valores mais avultados em depósitos que tiveram a ver com o grande esforço dos municípios para pagarem [as quotizações em atraso] e manter os pagamentos em dia”.

Além dos 138.733,39 euros pagos pelos 12 municípios para a regularização das quotas o aumento das receitas teve também por base “o aumento dos proveitos resultantes de financiamentos obtidos através de candidaturas [a fundos comunitários]” e uma política “de redução de custos”, explicou Carlos Miguel.

A Comunidade que em 2014 reduziu o prazo de pagamento de dívidas de curto prazo para uma média de 15 dias, aumentou, no entanto, a dívida a terceiros, pelo facto de ter concretizado a liquidação da Pisoeste, assumindo a dívida da empresa que ascendia a um milhão de euros.

A dívida está a ser paga solidariamente por todos os municípios da OesteCim em função das verbas do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) que cada um recebe e, segundo Carlos Miguel, o peso da liquidação da empresa “vai continuar a refletir-se nas contas até 2026”, data em que terminam os acordos de pagamento firmados com alguns credores.

O relatório de gestão e os documentos de prestação de contas foram aprovados com 22 fotos favoráveis e 20 abstenções.

A OesteCim corresponde à unidade territorial estatística de nível III (NUT III) Oeste e integra os concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no dia 26 de junho, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições...

marcha1

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início, no dia 28 de junho, à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a...

ferrovia