Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Câmara de Alcobaça com saldo positivo nas contas de 2014

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Alcobaça fechou o Relatório de Contas de 2014 com um saldo positivo de 5,4 milhões de euros, um resultado que se repete pelo segundo ano, já que o mesmo valor foi o que fechou as contas de 2013.

Para Paulo Inácio, estes resultados confirmam que o Município está “mais preparado para o próximo Quadro Comunitário de Apoio” e assumir obrigações contratuais do passado.

“Tínhamos que fazer uma recuperação económica, mas não deixou de haver investimentos”, explicou o autarca.

O relatório foi aprovado com os votos do PSD, a abstenção do PS e CDS e o voto contra da CDU, tendo a coligação e os socialistas criticado as opções de gestão de Paulo Inácio.

“O que os senhores vereadores da oposição não percebem é que a parte do investimento é definida por lei e de acordo com os fundos disponíveis, e estes têm de ser contabilizados com os contratos em vigor, ficando o remanescente como a única verba que pode ser canalizada para investimento”, respondeu o autarca às críticas da oposição.

Paulo Inácio diz sentir “orgulho” pelo saldo positivo superior a 5 milhões que apresentou no final de 2014, o que vai permitir “assumir obrigações contratuais do passado e avançar para investimentos mais avultados no âmbito do próximo quadro comunitário de apoios”.

A análise do PS às contas da Câmara é diferente. José Canha fala em falta de investimento por parte da atual gestão (PSD), adiantando que “o plano tem que ser executado com um diferencial mínimo de 20% e não pode se empolado, como no passado. A Câmara tem um orçamento de 34 milhões de euros, teve uma realização de 85% . Em termos documentais, houve melhoria, com mais tempo para o estudo dos valores, mas o orçamento, documento fundamental de aplicação de uma estratégia, não deve ser utilizado apenas para a gestão corrente, também deve ser aplicado em investimentos considerados prioritários, o que não foi feito”.

Carlos Bonifácio, do CDSPP, reconhece que houve “recuperação efetiva em termos financeiros” e que a taxa de execução foi “elevada”, mas “muita da recuperação financeira apresentada foi feita à conta do não investimento”.

“Só que quando há desinvestimento, as infraestruturas do concelho também se vão degradando”, defende o vereador.

Vanda Marques, da CDU, destaca que “mais tempo para ler os documentos”, mas critica o incumprimento de promessas. “A promessa de resolver a dívida à Caixa, dos Centros Escolares, as propriedades da Câmara, o caso dos antigos armazéns da empresa Raimundo e Maia e a ALE da Benedita” são, ainda hoje, assuntos não resolvidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter