Nazaré Qualifica condenada a reintegrar técnicos despedidos da biblioteca

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Empresa Municipal Nazaré Qualifica foi condenada a reintegrar técnicos da Biblioteca Municipal, cujo contrato não foi renovado, há cerca de um ano.

A decisão do tribunal abrange um técnico superior (equivalente a

diretor) e três assistentes técnicos contratados pela câmara da Nazaré para desempenharem funções na Biblioteca Municipal e posteriormente integrados no quadro da empresa municipal Nazaré Qualifica, responsável pela gestão daquele equipamento.

Em 2014, o novo executivo autárquico, deliberou não renovar os contratos com os trabalhadores o que levou à instauração de processos no Tribunal de Trabalho de Leiria, todos eles com decisões favoráveis aos técnicos.

Nas sentenças, o tribunal declara “ilícito o despedimento” e condena a empresa a pagar aos quatro técnicos os vencimentos que deveriam ter auferido desde o despedimento.

A empresa é ainda condenada a reintegrar os trabalhadores no posto e com a categoria e antiguidade que tinham.

Contactado pela Lusa, o presidente da câmara, Walter Chicharro (PS) afirmou que a autarquia “não pretende recorrer da decisão” e que está a “estudar a melhor solução para este caso em que os técnicos manifestam interesse em ser reintegrados”.

Além destes casos, Nazaré Qualifica tem vindo a ser condenada noutros processos colocados por trabalhadores com os quais não foram renovados os contratos “a que o anterior executivo deu uma redação que leva o tribunal a entender que não poderiam ser dispensados”.

No total são 19 casos que a câmara “ainda está a analisar e a contabilizar qual será, em termos monetários, o peso destas decisões que podem pôr em risco a sustentabilidade da Nazaré Qualifica”

Segundo o presidente a não-renovação de contratos, em 2014, prendeu-se com “a necessidade de reformulação de serviços” na câmara que herdou do anterior executivo uma divida superior a 40 milhões de euros.

“A redundância de funções na câmara, nos serviços municipalizados e na empresa municipal era uma realidade que nos obrigou a reduzir pessoal, tendo sido possível potenciar os serviços e gerir com maior rigor os dinheiros públicos”, assumindo a Nazaré Qualifica a recolha e tratamento de resíduos, serviço anteriormente adjudicado ao setor privado.

A reintegração da equipa da biblioteca e o pagamento de indemnizações aos restantes trabalhadores dispensados “volta a pôr em causa a saúde financeira “ da Nazaré Qualifica, admitiu o presidente que diz estar a “analisar com muito cuidado as decisões para não pôr em perigo os atuais 98 trabalhadores” da empresa que presta serviços em todas as áreas, desde os resíduos urbanos, à cultura, educação e ação social.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda