Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Visita guiada à exposição “A Realidade do Imaginário”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
João Prates, diretor do Centro Português de Serigrafia (CPS), e Alexandra Silvano, diretora artística do CPS, estiveram nas Caldas da Rainha no passado dia 26, onde fizeram uma visita guiada à exposição "A Realidade do Imaginário" patente nos museus José Malhoa e da Cerâmica até 26 de abril.

A mostra, que assinala os 30 anos do CPS, está a decorrer simultaneamente em seis museus nacionais e um mosteiro, incluindo também o Museu Joaquim Manso, na Nazaré, onde estão reunidas 200 obras de artistas portugueses e estrangeiros.

“Enriquecer os espaços museológicos com outros modos de representação e observação da arte, numa abordagem plástica e discursiva do real e do imaginário”, foi, segundo Carlos Coutinho, diretor dos museus de Cerâmica, José Malhoa e Joaquim Manso (Nazaré), o objetivo do convite que fez a João Prates e Alexandra Silvano, “despoletando uma melhor aproximação e interesse sobre a exposição”.

O diretor do CPS destacou que a iniciativa é uma forma de divulgação das próprias técnicas das gravuras e serigrafias das edições do CPS. “As pessoas veem uma serigrafia ou uma gravura e normalmente não compreendem como é que se faz ou o trabalho que tem associado. Nós temos edições de serigrafias que levam dois a três meses a imprimir e a gravura tem uma conceção da parte do artista na ordem de um mês ou dois de criação”, explicou o responsável.

Para o diretor do CPS foi importante trazer esta exposição para as Caldas até por causa da existência da ESAD.CR, de forma a mostrar aos alunos da escola de artes a complexidade e técnica das edições e de forma a “estimulá-los”.

Segundo João Prates, a exposição que está a decorrer nos diferentes museus portugueses tem até este momento um balanço muito positivo pelo fato de estarem expostos em sete espaços emblemáticos do país e veio “comprovar que as edições do CPS têm um caráter museológico”. “Os nossos sócios têm as obras em suas casas mas essas mesmas estão visíveis nos museus nacionais que lhes dão o máximo de dignidade”. “No fundo é dar visibilidade aos artistas e aproximar os seus trabalhos das pessoas”, adiantou.

O diretor do CPS elogiou os espaços museológicos das Caldas e da Nazaré, sublinhando a importância da exposição estar patente nesta região.

No final da visita guiada decorreu uma prova de vinhos da empresa “AW Authentic Wines”.

A “Realidade do Imaginário” está patente nos Museus de Aveiro e Guarda, Museu Francisco Tavares Proença Júnior de Castelo Branco, Museus José Malhoa e da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, Museu Joaquim Manso, na Nazaré, e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

No Museu da Cerâmica, existe um núcleo “Tradição e Inovação”, onde estão colocadas algumas das edições mais complexas do CPS, incluindo o azulejo e a cerâmica, e o Museu Joaquim Manso, na Nazaré, recebeu um conjunto alusivo ao mar.

A exposição resulta de uma iniciativa do CPS e da Direção Regional de Cultura do Centro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter