As turmas que representaram duas ECO-ESCOLAS do concelho realizaram as visitas no início de março e foram sensibilizadas para as questões ambientais e usos indevidos do local: “destacámos o papel da Lagoa de Pataias como um sítio público onde todos podem e devem estar sem deixar rasto. Deste modo, qualquer pessoa encontrará o local sem impactos dos visitantes prévios”, explicou Sofia Quaresma, bióloga do Município de Alcobaça.
Os “pequenos exploradores” tiveram a oportunidade de contactar com alguma da fauna e flora características da Lagoa, nomeadamente o pato-real, o galeirão e os corvos-marinhos. Para Sofia Quaresma, “o facto de a lagoa estar atualmente bastante cheia devido ao inverno chuvoso é fundamental para espécies que aqui estão presentes há muitas décadas”.
Uma das visitas contou com a presença da Vereadora do Pelouro da Educação e Ação Social, Inês Silva, que alertou os alunos para a necessidade de saberem “valorizar e proteger o importante património natural do concelho de Alcobaça”.
0 Comentários