Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C

Pintura de Paul Girol na Galeria de 14 de março a 6 de abril

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A pintura do artista plástico francês Paul Girol vai estar patente na Galeria Municipal, de 14 de março a 6 de abril.

Nesta exposição, será possível ver algumas das obras que Girol criou durante as suas passagens por Portugal e, em particular, pela Nazaré, durante a década de 50 do século passado.

Paul Girol (1911-1988) estudou Belas Artes em Paris, no atelier Lucien Simon. Começou a dar aulas de desenho e, progressivamente, conquistou espaço no mundo artístico da capital francesa e, depois, na América do Norte.

A descoberta de Portugal, em 1955, teve uma influência decisiva na sua pintura. «Portugal foi, para mim, uma revelação», escreveu o próprio Girol. «Encontrava aí o mar, os céus azulados, a brilhante brancura das casas portuguesas e, sobretudo, a vida rude dos pescadores e das suas famílias, a profundidade dos olhares […] Aí realizei um longo trabalho, modificando inteiramente a minha maneira de ver e de sentir».

Foi após esta «descoberta» que Paul Girol se afirmou plenamente enquanto artista plástico de referência. Em 1962, recebe o Grande Prémio de L’Ille de France e a medalha de prata da cidade de Paris. É nomeado oficial da Academia (no sector da educação) e, em 1972, é agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito (sector cultura). Em 74, recebe a medalha de ouro “Artistas Franceses”.

A obra de Paul Girol encontra-se presente em vários edifícios públicos, museus, galerias e em coleções particulares, um pouco por todo o mundo.

Na década de 1970, Paul Girol expôs na Nazaré, a vila piscatória por que se apaixonou e de que viria a ser, através da sua obra, um dos seus mais famosos embaixadores no estrangeiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Várias demissões da Fundação Mário Botas geram preocupação

O processo de abertura do Museu Mário Botas, em homenagem ao pintor nazareno, continua incerto. A última data anunciada para a inauguração, prevista para 23 de dezembro de 2024, foi mais uma vez adiada, somando-se a uma série de promessas não cumpridas. A situação...

Fundacao