Q

Previsão do tempo

27° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 24° C
29° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 27° C
29° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 29° C

Igreja de S. Gião é prioridade para Direção Geral do Património Cultural

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
João Carlos dos Santos, sub-diretor geral da DGPC – Direção Geral do Património Cultural (DGPC), e Hélio Igreja, assessor da Subsecretária de Estado Adjunta da Defesa Nacional, deslocaram-se à Nazaré, no dia 20 de março, a convite da Câmara Municipal, para visitarem o Forte de S. Miguel Arcanjo e a Igreja de S. Gião (Famalicão), dois espaços sobre os quais o Município tem forte interesse.

Junto da Igreja de S. Gião, templo visigótico, cuja origem e datação não é consensual, mas que segundo a teoria mais antiga seria um templo visigótico, de feição cristã datado do século VII, o mais antigo do género na Península Ibérica, a Câmara da Nazaré alertou os representantes do Governo para “a elevada degradação das infraestruturas metálicas, que cobrem todo aquele Monumento Nacional, que a deveriam proteger das condições climáticas, mas que “estão a deixar passar agentes, como a água, que poderão colocar em risco a já débil estrutura da igreja, um dos mais antigos edifícios de rito cristão antigo existentes em território nacional”.

João Carlos Santos referiu, no local, que a DGPC irá ficar responsável pela atribuição de fundos para o património e que “a Igreja de S. Gião é uma prioridade”.

No caso do Forte de São Miguel Arcanjo, no Sítio da Nazaré, um dos 60 imóveis que constam na lista de equipamentos militares para alienação, arrendamento, concessão ou permuta que o Governo pretende efetuar para a reestruturação das Forças Armadas, iniciada pelo Ministério da Defesa, a Câmara Municipal voltou a referir o seu interesse pelo imóvel.

Walter Chicharro, presidente da Câmara, frisou, neste encontro, que “o Monumento recebeu a visita de 31 mil pessoas durante o período em que esteve aberto no verão de 2014 (7 de julho a 16 de setembro) e que 10% da verba realizada com as entradas são destinadas ao projeto de conservação do edifício”.

A Câmara da Nazaré têm vindo a manifestar forte interesse em ficar com a gestão administrativa do monumento militar. Sobre este equipamento, a Câmara irá, de novo, apresentar o seu plano de reabilitação e de atividades à Direção-Geral do Património Cultural.

O Forte de S. Miguel Arcanjo reabre ao público já no próximo dia 29 de março, às 16h00, ficando a funcionar até 31 de dezembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio

Bugalho Ferros assina quatro obras de arte para as entradas na Nazaré

O propósito da arte é tirar a poeira da vida diária de nossas almas (Picasso) e desde a passada sexta-feira, 8 de setembro, uma das entradas no concelho da Nazaré está decorada com a Nazarena, uma estátua de quase 6 metros de altura, instalada na rotunda do...

estatua2