Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

18º Festival de Jazz de Valado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começa já a 9 de abril mais uma edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades, que será repartido por seis concertos, até 9 de maio, que terão lugar na sala da BIR – Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades, sempre com início às 22 horas.

Carlos Martins Quarteto abre o festival, na quinta-feira, 09 de Abril. Depois de um longo período sem discos, mas não sem realização de outros projectos, Carlos Martins regressa com o disco “Absence”, dedicado a Bernardo Sassetti, numa homenagem ao seu talento como artista e homem. Seis anos volvidos desde “Água” (considerado o melhor disco de Jazz Nacional em 2008 e que na altura também passou pelo Festival do Valado), Carlos Martins que conta já com uma longa carreira no âmbito do Jazz, edita agora o seu sétimo álbum como líder, tendo este tido a sua apresentação no passado dia 9 de Dezembro, na sala Montepio do Cinema São Jorge, e tem sido destacado nas principais rádios nacionais.

Segue-se “Liftoff”, na sexta-Feira, 10 de Abril. Este projeto “Liftoff” surge em 2002 na cidade de Aveiro tendo como líderes o pianista Óscar Graça e o vibrafonista Jeffery Davis. Tendo complementado o projecto com diferentes secções rítmicas ao longo dos tempos, são presentemente acompanhados pelo contrabaixista Nelson Cascais e pelo baterista Alexandre Frazão. Quando muito jovem este projecto foi Vencedor do Concurso Novas Bandas de Jazz, do Parlatório Café em Alcobaça, o que lhes permitiu tocar em Valado dos Frades em 2003. Agora voltam como músicos afirmados no jazz europeu e com uma maturidade impressionante.

O “Jogo de Damas” irá abrilhantar o festival, no sábado, 11 de Abril. Trata-se de um grupo vocal que nasceu no Porto em 2009. Apresentando atualmente a sua segunda versão, o grupo é agora formado por Barbara Francke, Fátima Serro, Sameiro Sequeira e Carla de Carvalho, as quatro vozes do projeto. Em 2012 editaram o seu primeiro trabalho discográfico – “Jogo de Damas”, trabalho que surge como corolário dos primeiros anos de vida do grupo e que foi editado pela Numérica. Este trabalho foi muito bem recebido pela crítica e obteve um assinalável sucesso junto do seu público, tendo esgotado a primeira edição.

O Festival retoma os concertos a 7 de maio, e logo com “Funky Bones Factory”, que são um grupo de operários que não se intimida com as tarefas mais pesadas, nomeadamente a de levar uma contagiante onda de groove metalúrgico ao encontro das suas audiências. A maquinaria é liderada pela tuba do alcobacense Sérgio Carolino a que se juntam os seus camaradas de longa data:O também alcobacense Ruben da Luz, Paulo Perfeito e Daniel Dias nos trombones, Rui Bandeira no trombone baixo, Miguel Moreira na guitarra e um elemento propulsor de alta potência que é Acácio Salero na bateria. Os temas originais espelham a criatividade e excelência dos seus elementos.

No dia 8 de maio, é a vez de “Paulo Bandeira Trio” subirem ao palco. Nesta formação Paulo Bandeira procura um repertório jazzístico, mas com raízes Paulo Bandeira e estéticas europeias. Com João Paulo Esteves da Silva no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo, este trio interpreta temas originais dos seus elementos e alguns de outros compositores.

E, finalmente, no dia 9 de maio, para terminar, a “Big Band do Município da Nazaré”, sob a direção de Adelino Mota, apresenta-se em concerto e com a presença da cantora residente da Big Band, a Júlia Valentim.

A Big Band do Município da Nazaré formou-se em Setembro de 1999, e desde então fez Concertos em Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha, destacando-se a participação no Festival de Jazz de Pontevedra, Festival de Música de Medina del Campo, Jazz às Quintas no CCB, Festival de Jazz da Alta Estremadura, Festival de Jazz de Aljustrel, Festival de Jazz de Portalegre, Festa do Jazz no Teatro S. Luís, nos Encontros de Jazz de Évora (com Carlos Martins como convidado), Festival de Tomar, Palco 1º de Maio da Festa do Avante, Hot Club de Portugal, Bflat em Matosinhos, no Festival “A Arte da Big Band” em Lisboa, no Estarrejazz e no Portugal Jazz em diversas localidades, entre outros.

Os bilhetes para este festival já se encontram à venda em vários locais, em Valado dos Frades. Também podem ser adquiridos no próprio dia do concerto, uma hora antes dos espetáculos terem início.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter