Após a reorganização administrativa das áreas regionais de turismo, em 2013, foi necessário encontrar um elemento agregador para o novo território. O Centro é hoje em dia, a maior região turística do país (100 municípios, incluindo os Municípios da Nazaré e Alcobaça.
Segundo o Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado: a partir do problema “criar uma ideia conceptual do que é o Centro” rapidamente foi verificado que a diversidade é o seu principal ativo e consequentemente, a sua maior riqueza.
Com o objetivo de aumentar a durabilidade da permanência turística no território, a notoriedade da região, fortalecer o movimento de unidade dos municípios, e estimular a identidade comum, foi criada uma estratégia de branding em que o “Centro” é o grande elemento agregador. Com a ambição de posicionar o Centro como a marca nacional de referência para o turismo da diversidade, assente nos valores emocionais, físicos, culturais e materiais do destino, foi redefinido o posicionamento da marca e construída uma nova assinatura “um país dentro do País”. Porque o Centro concentra os elementos icónicos que constituem a oferta nacional e representa uma geografia de emoções, o sistema visual criado para a marca conjuga a diversidade de modo consistente, e obedece ao conceito de trilogias, as quais podem renovar-se continuamente. No Centro de Portugal as possibilidades nunca se esgotam. Centro, o destino onde passar um “1 dia é bom, 2 é óptimo, 3 nunca é demais”.
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