Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
8° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
5° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C

Oeste disponibiliza veículos amigos do ambiente para utilização pública

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Oeste Sustentável e os 12 municípios, que compõem a oestecim, inauguraram, no passado dia 5, em Arruda dos Vinhos o primeiro veículo elétrico, e até abril será disponibilizada uma viatura a cada um dos 12 municípios da região, onde os munícipes interessados poderão testar o carro.

Trata-se, segundo a Oeste Sustentável, de “promover a aquisição destes veículos pelas pessoas”.

O investimento de 150 mil euros, apoiado a 65% por fundos comunitários, engloba também a instalação de uma estação de carregamento de energia, a partir de um painel fotovoltaico, destinado a captar energia solar.

O objetivo é que as estações e os veículos – ligeiros de passageiros e que podem ser utilizados pelos cidadãos mediante reserva prévia – fiquem localizados em cada concelho junto ao terminal de transportes públicos, esclareceu o diretor da Oeste Sustentável, Rogério Ivan.

A região Oeste foi escolhida na Europa pelo projeto internacional REPUTE (Empresa de Transportes Públicos Renováveis) para o desenvolvimento de um projeto-piloto, considerado único por articular os setores público e privado.

“Sendo o Oeste uma zona que não é muito urbana como uma grande cidade, queremos testar se o projeto pode ou não ser desenvolvido em termos comerciais”, explicaram os promotores.

O diretor da Oeste Sustentável justificou a importância do projeto com o facto de a região consumir 40% da energia que produz nos transportes, motivo pelo qual “é preciso mudar o paradigma”.

Este responsável adiantou que a região consome 575 mil toneladas equivalentes a petróleo e o equivalente a 2,6 milhões de megawats (MW) de energia e emite para a atmosfera 1,7 milhões de toneladas de gases com efeito estufa.

O projeto dispõe de uma página na Internet (www.mobilidadeoeste.pt), onde os cidadãos podem fazer a reserva do veículo para o utilizarem e saber várias informações, como o mapa de estações de carregamento da região.

Os resultados dos primeiros meses de utilização dos veículos vão ser conhecidos em junho, em Torres Vedras.

Os veículos, com autonomia até 60 quilómetros, vão estar disponíveis para os cidadãos durante dois anos, ficando depois ao serviço dos municípios.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no dia 26 de junho, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições...

marcha1

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início, no dia 28 de junho, à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a...

ferrovia