Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Oeste disponibiliza veículos amigos do ambiente para utilização pública

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Oeste Sustentável e os 12 municípios, que compõem a oestecim, inauguraram, no passado dia 5, em Arruda dos Vinhos o primeiro veículo elétrico, e até abril será disponibilizada uma viatura a cada um dos 12 municípios da região, onde os munícipes interessados poderão testar o carro.

Trata-se, segundo a Oeste Sustentável, de “promover a aquisição destes veículos pelas pessoas”.

O investimento de 150 mil euros, apoiado a 65% por fundos comunitários, engloba também a instalação de uma estação de carregamento de energia, a partir de um painel fotovoltaico, destinado a captar energia solar.

O objetivo é que as estações e os veículos – ligeiros de passageiros e que podem ser utilizados pelos cidadãos mediante reserva prévia – fiquem localizados em cada concelho junto ao terminal de transportes públicos, esclareceu o diretor da Oeste Sustentável, Rogério Ivan.

A região Oeste foi escolhida na Europa pelo projeto internacional REPUTE (Empresa de Transportes Públicos Renováveis) para o desenvolvimento de um projeto-piloto, considerado único por articular os setores público e privado.

“Sendo o Oeste uma zona que não é muito urbana como uma grande cidade, queremos testar se o projeto pode ou não ser desenvolvido em termos comerciais”, explicaram os promotores.

O diretor da Oeste Sustentável justificou a importância do projeto com o facto de a região consumir 40% da energia que produz nos transportes, motivo pelo qual “é preciso mudar o paradigma”.

Este responsável adiantou que a região consome 575 mil toneladas equivalentes a petróleo e o equivalente a 2,6 milhões de megawats (MW) de energia e emite para a atmosfera 1,7 milhões de toneladas de gases com efeito estufa.

O projeto dispõe de uma página na Internet (www.mobilidadeoeste.pt), onde os cidadãos podem fazer a reserva do veículo para o utilizarem e saber várias informações, como o mapa de estações de carregamento da região.

Os resultados dos primeiros meses de utilização dos veículos vão ser conhecidos em junho, em Torres Vedras.

Os veículos, com autonomia até 60 quilómetros, vão estar disponíveis para os cidadãos durante dois anos, ficando depois ao serviço dos municípios.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda