Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
17° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C
19° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Pedido de apoio urgente de 7,5 ME para Nazaré entregue no Tribunal de Contas

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi entregue no Tribunal de Contas o pedido de apoio urgente no valor de 7,5 milhões de euros da Câmara da Nazaré.

De acordo com o contrato com a Direção Geral de Finanças, será concedido um empréstimo de 7.552.302,06 euros para “fazer face às necessidades financeiras imediatas do município, exclusivamente ao pagamento de salários, à continuidade de prestação dos serviços públicos essenciais e ao cumprimento do serviço da dívida.

A verba será disponibilizada “pelo prazo máximo de oito meses após a comunicação à Direção Geral do Tesouro e Finanças e da obtenção de visto do Tribunal de Contas”, que o autarca estima que “possa ocorrer com alguma brevidade a julgar pelo conhecimento que me foi dado de outros casos em que o despacho foi feito em seis dias”.

O documento estabelece ainda que o capital “será desembolsado no máximo em três prestações bimensais, consecutivas, a primeira das quais até 15 dias após a notificação do visto do Tribunal de Contas” e nos montantes de 7.143.772,00 euros, 320.454,00 euros e, por último 88.076,06 euros.

“Cerca de seis milhões serão imediatamente aplicados no pagamento das dívidas referentes aos projetos comunitários e os restantes na resolução de dívidas a entidades como a Caixa Geral de Aposentações, ADSE e outras”, explicou Walter Chicharro à comunicação social.

O pedido de apoio financeiro transitório de urgência ao município da Nazaré foi aprovado, por despacho publicado, em Diário da República, a 26 de dezembro, depois de ter sido formalizado pela Câmara junto da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) a 31 de outubro do ano passado, no âmbito da adesão ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) a que a câmara se candidatou.

Num ofício enviado em julho de 2014 ao primeiro-ministro, à ministra das Finanças e ao secretário de Estado da Administração local, o presidente da Câmara sublinhava a necessidade urgente de “cerca de 18 milhões de euros”, dos quais três milhões para fazer face ao serviço da dívida, cinco milhões para assegurar as verbas correspondentes a processos de financiamento externo (QREN e Fundo Europeu das Pescas) e oito milhões para saldar dívidas a entidades públicas como a Caixa Geral de Aposentações, a ADSE, a Segurança Social e a fornecedores privados como as empresas Vibeiras, Valorsul ou Águas do Oeste.

O despacho fixou, no entanto, o empréstimo em 7,5 milhões, créditos que passarão automaticamente para o FAM, se este for aprovado num prazo de 12 meses.

O capital social do FAM é de 650 milhões de euros, a subscrever em 50% pelo Estado e na restante metade por todos os municípios e que terá de ser realizado no prazo máximo de sete anos, com início em 2015, assegurando o Estado o apoio aos municípios em situação mais crítica.

Recorde-se que a Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, por maioria, a 11 de fevereiro, a contratação deste empréstimo de 7,5 milhões de euros.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, referiu, durante o debate, que “a não aprovação contratação deste empréstimo junto da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, no âmbito do pedido de adesão ao Apoio Transitório de Urgência, implica a devolução de comparticipações comunitárias já recebidas para projetos financiados”, como os Centros Escolares e os Recifes Artificiais.

“A não aprovação deste processo remete para uma complicação financeira diária bem maior do que a que atualmente existe”, frisou, ainda, o edil.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol