As minutas do protocolo de partilha de custos pelas duas autarquias já foi levada à discussão e aprovação dos respetivos executivos camarários, e a candidatura às ajudas de fundos comunitários, ainda do atual QREN, deverá ser formalizada até ao final deste mês.
Segundo o acordo, cada autarquia deverá assumir o encargo de 15% dos custos da componente nacional, cerca de 45 mil euros, devendo o restante ser assegurado pela candidatura conjunta a fundos europeus.
O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, explicou que “os autarcas aguardam a abertura da última oportunidade de candidaturas ao atual QREN”, adiantando que “é decisivo que se conclua o projeto rapidamente” para que, quando a oportunidade se abrir, a obra seja imediatamente candidatada.
A estrada que liga a Maiorga a Pataias (concelho de Alcobaça) passa, num longo percurso, pelo concelho da Nazaré.
Há cerca de um ano, os utilizadores da via rodoviária manifestaram-se pela rápida reparação do piso, através de um protesto ruidoso até às portas da Câmara de Alcobaça.
Os automobilistas lembraram os eleitos locais que se trata de uma das estradas mais movimentadas do concelho mas que não apresenta condições de segurança.
Paulo Inácio disse, na ocasião, que um dos maiores entraves à reparação da via residia no facto da estrada atravessar parte do concelho da Nazaré, o que levantaria dificuldades à atuação do lado de Alcobaça.
A Câmara da Nazaré, por seu lado, aprovou, em fevereiro, o protocolo com a Câmara de Alcobaça, tendo o presidente da autarquia, Walter Chicharro, afirmado que se tratava de um bom acordo.
0 Comentários