Interditação da Pesca à Sardinha está a causar mais dificuldades à comunidade piscatória

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O aumento da interdição à pesca da sardinha está a desassossegar os pescadores do cerco, preocupados com uma atividade, antes rentável, mas que se está a tornar sazonal.

Muitos não conseguem capturar outras espécies que lhes garantam a sustentabilidade das embarcações, para pagar os custos de produção, desde combustíveis, seguros e salários dos pescadores.

O período de defeso biológico, decidido pelo setor para melhor gerir o Stock de sardinha, que tem vindo a decrescer nos últimos anos, está a deixar um rasto de preocupações entre pescadores e dirigentes.

João Paulo Delgado, da delegação da Nazaré da Mútua dos Pescadores, considera “inaceitável esta paragem”.

Desde o passado dia 19 de setembro que é proibido pescar sardinha, e o dirigente refere que tal medida “tem vindo a causar imensas dificuldades aos pescadores, pois não se pode conceber uma atividade económica com uma paragem de seis meses, que é aquilo que está a acontecer”.

“Só se vai capturar sardinha a partir de março e isto para os pescadores afigura-se como um cenário complicado, apesar de algumas compensações estarem mais ou menos garantidas, mas todos sabemos o tempo que estas costumam demorar a chegar aos bolsos dos profissionais do setor”, frisa João Paulo Delgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda