Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 13° C

Interditação da Pesca à Sardinha está a causar mais dificuldades à comunidade piscatória

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O aumento da interdição à pesca da sardinha está a desassossegar os pescadores do cerco, preocupados com uma atividade, antes rentável, mas que se está a tornar sazonal.

Muitos não conseguem capturar outras espécies que lhes garantam a sustentabilidade das embarcações, para pagar os custos de produção, desde combustíveis, seguros e salários dos pescadores.

O período de defeso biológico, decidido pelo setor para melhor gerir o Stock de sardinha, que tem vindo a decrescer nos últimos anos, está a deixar um rasto de preocupações entre pescadores e dirigentes.

João Paulo Delgado, da delegação da Nazaré da Mútua dos Pescadores, considera “inaceitável esta paragem”.

Desde o passado dia 19 de setembro que é proibido pescar sardinha, e o dirigente refere que tal medida “tem vindo a causar imensas dificuldades aos pescadores, pois não se pode conceber uma atividade económica com uma paragem de seis meses, que é aquilo que está a acontecer”.

“Só se vai capturar sardinha a partir de março e isto para os pescadores afigura-se como um cenário complicado, apesar de algumas compensações estarem mais ou menos garantidas, mas todos sabemos o tempo que estas costumam demorar a chegar aos bolsos dos profissionais do setor”, frisa João Paulo Delgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn