Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 20° C
17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C

Interditação da Pesca à Sardinha está a causar mais dificuldades à comunidade piscatória

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O aumento da interdição à pesca da sardinha está a desassossegar os pescadores do cerco, preocupados com uma atividade, antes rentável, mas que se está a tornar sazonal.

Muitos não conseguem capturar outras espécies que lhes garantam a sustentabilidade das embarcações, para pagar os custos de produção, desde combustíveis, seguros e salários dos pescadores.

O período de defeso biológico, decidido pelo setor para melhor gerir o Stock de sardinha, que tem vindo a decrescer nos últimos anos, está a deixar um rasto de preocupações entre pescadores e dirigentes.

João Paulo Delgado, da delegação da Nazaré da Mútua dos Pescadores, considera “inaceitável esta paragem”.

Desde o passado dia 19 de setembro que é proibido pescar sardinha, e o dirigente refere que tal medida “tem vindo a causar imensas dificuldades aos pescadores, pois não se pode conceber uma atividade económica com uma paragem de seis meses, que é aquilo que está a acontecer”.

“Só se vai capturar sardinha a partir de março e isto para os pescadores afigura-se como um cenário complicado, apesar de algumas compensações estarem mais ou menos garantidas, mas todos sabemos o tempo que estas costumam demorar a chegar aos bolsos dos profissionais do setor”, frisa João Paulo Delgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Aluno de S. Martinho do Porto publica obra de caráter didático

Gosmalga a alga falante, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), é a primeira obra de André Rodrigues e tem o seu lançamento previsto para o mês de setembro. O jovem autor escreveu a sua primeira obra para dar resposta a um desafio da Universidade de...

IMG 20240826 WA0004

Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico

As Festas do Sítio irão decorrer de 4 a 8 de setembro, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, com a organização de uma Comissão de Festas, que resulta do protocolo entre a Câmara Municipal, a ACISN, a Biblioteca de Instrução e Recreio, a Liga dos Amigos de...

Rui