Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 20° C
17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C

Setor da pesca do cerco alerta que há embarcações sem alternativa à pesca da sardinha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOP Cerco) alertou hoje que as embarcações do Norte e Centro do país não têm alternativas economicamente viáveis à pesca da sardinha e devem manter-se paradas, podendo despedir pescadores.

“Na região Norte e Centro do país é muito difícil a uma embarcação sobreviver estando proibida de capturar sardinha. Mesmo no resto do país, a partir de uma certa dimensão, com mais de 20 metros, as embarcações têm dificuldade em sobreviver a pescar carapau e cavala, porque historicamente a espécie que sustenta a pesca do cerco em Portugal é a sardinha e assim continua”, explicou o presidente da ANOP Cerco, Humberto Jorge, em declarações à Agência Lusa.

Além disso, o dirigente recordou que existe legislação que “condiciona” a arte do cerco à captura de outras espécies.

O secretário de Estado do Mar lembrou hoje aos pescadores, em declarações à Lusa, que existem outros peixes no mar além da sardinha, salientando que há barcos que continuaram a pescar e arranjaram alternativas para manter uma atividade económica sustentável.

“Nós temos de notar que não existe só sardinha, existem outros ‘stocks’, portanto há outras possibilidades de pesca “, como a cavala ou o carapau, afirmou Manuel Pinto de Abreu em entrevista à agência Lusa.

Das 207 embarcações licenciadas para a pesca de cerco afetadas pela suspensão temporária de pesca da sardinha decidida no ano passado pelo Governo, cerca de metade (94) continuaram a pescar.

Já o responsável da ANOP Cerco, confrontado com o eventual despedimento de 2.500 trabalhadores – número avançado pelo Jornal de Notícias na sexta-feira – preferiu remeter “para finais de janeiro” a avaliação da sustentabilidade das embarcações e os efeitos da cessação temporária da pesca da sardinha entre 15 de outubro e 15 de janeiro, a que se segue um período normal de “defeso biológico” até 15 de março, no número de pescadores desempregados.

Apesar disso, a ANOP considera “preocupante” o eventual aumento do desemprego no setor e mostra-se ainda mais apreensiva com o alegado abandono da atividade por pescadores, por falta de rendimento que permitam sustentar as famílias.

A gestão da pesca da sardinha em Portugal é feita em gestão partilhada com a Comissão de Acompanhamento da Sardinha que integra pescadores, a indústria de conservas e a administração pública.

A Comissão de Acompanhamento da Sardinha decidiu, em 2011, em função da escassez do peixe, aprovar um plano de gestão de quatro anos (entre 2014-2015) e a adoção de um defeso biológico, fixado em 2015 em 60 dias.

A ANOP Cerco e as suas associadas participaram nessas decisões, mas Humberto Jorge lembrou que “nem todas as medidas foram tomadas de acordo” com o que pretendia as organizações do setor.

“Algumas medidas foram consensuais e outras não e teve de haver cedências de parte a parte”, disse Humberto Jorge, lembrando que as embarcações foram forçadas a reduzir as capturas em resultado da diminuição do ‘stock’ da sardinha, de modo a contribuírem para o esforço ibérico de sustentabilidade do recurso.

“Gostávamos de pescar 55 mil toneladas, como pescávamos há cinco anos, mas não nos deixam”, sublinhou.

Também os 4,0 milhões de euros, que estão a ser pagos para compensar armadores e pescadores, não mereceram a concordância das organizações.

“Era um apoio para o setor sobreviver e manter a atividade e não para compensar das receitas que teriam”, até porque há limitações orçamentais e da própria legislação, esclareceu Humberto Jorge.

Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n