Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C

O amor trágico de Pedro por Inês de Castro vai ser contado pela cidade de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vários painéis que contam a história do amor entre D. Pedro e Inês de Castro estão a ser desenhados por Miguel Amaral, estudante de Belas Artes, a pedido da União das Juntas de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria.

Os desenhos estão destinados à rua D. Pedro V e deverão ser instalados nos armazéns em ruína, que ficam junto do Mosteiro, património da Humanidade, se os proprietários aceitarem a proposta que a Junta irá, em breve, mostrar.

Outras ruas na cidade poderão vir a acolher este trabalho, que está a ser desenvolvido sob o acompanhamento técnico de Rui Rasquilho, historiador, e antigo diretor do Mosteiro.

“Achámos que a história seria interessante de ser contada, já que os túmulos dos dois se encontram dentro do Mosteiro, mas em lado nenhum, na cidade, se revela o que se passou”, explicou Isabel Fonseca, acrescentando que os painéis em desenvolvimento serão mais uma excelente oportunidade para “vender” a história de amor, que acabou em tragédia.

O projeto está em desenvolvimento e será apresentado, publicamente, ainda este ano. Já a sua concretização física, depende da angariação de patrocinadores, algo que a autarquia irá tentar fazer, já que um trabalho do género implica um investimento considerável.

Para já, a certeza de Isabel Fonseca, presidente da União das Freguesias, é que este é um projeto interessante e apelativo aos milhares de visitantes e turistas que passam, com regularidade, em Alcobaça, nomeadamente para visita os túmulos de D. Pedro e Inês de Castro, que se encontram no interior do monumento cisterciense.

“Não queremos que seja um projeto estático”, explicou a autarca. O futuro dos armazéns da família está em Tribunal, depois de um entendimento entre a autarquia e os proprietários não ter sido alcançado.

“Achamos que, neste momento, ele (projeto) se adequa à Rua D. Pedro”, não só pelo estado de ruína em que se encontram a grande maioria dos prédios, mas por ter o nome do protagonista da história que está a ser desenhada por Miguel Amaral, estudante de Belas Artes, sob o acompanhamento do historiador (antigo diretor do Mosteiro), Rui Rasquilho.

De acordo com a autarca a “história pode vir a ser exposta em várias ruas, fazendo um roteiro, por pontos onde se encontra património histórico, como o Castelo, um espaço do nosso agrado e cuja degradação nos preocupa”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Nazaré: Bigger Than Life” é o melhor filme de turismo 2023

O trabalho promocional deste destino turístico trouxe 4 prémios do Art&Tur, Festival Internacional de Cinema de Turismo O vídeo promocional “Nazaré: Bigger Than Life”, que a Câmara da Nazaré estreou no feriado municipal de 8 de setembro, venceu o prémio para...

filme 1

Carta Municipal de Habitação da Nazaré em preparação

Este instrumento municipal de planeamento e ordenamento territorial irá revelar necessidades em matéria de habitação O Município da Nazaré deu início à Carta Municipal de Habitação (CMH) através de um inquérito à população, por via eletrónica, que visa a...

casas

Protocolo do Rendimento Social de Inserção celebrou 15º aniversário

O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais,...

protocolo