Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Investigadores criam rota “Fishtour” para levar turistas à pesca da sardinha

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criada uma rota turística que irá levar visitantes em viagens piscatórias da pesca da sardinha.

Segundo João Costa, coordenador do projeto e professor naquela escola do Instituto Politécnico de Leiria, trata-se de um projeto “inovador a nível internacional”, porque não existem passeios que levem os turistas a observar, em alto-mar a poucos metros de distância, práticas tradicionais de pesca, como a arte do cerco, e a conhecer as tradições e a cultura das comunidades piscatórias.

O “FishTour” pretende ser “uma experiência única” para os turistas, oferecendo-lhes um dia diferente, a começar com a visualização de um documentário sobre os ciclos de vida da sardinha e a sua arte da pesca, passando por um passeio no mar para observar a faina e acabando num restaurante a degustar um prato gastronómico típico à base de sardinhas.

Os investigadores acreditam que, se for implementado, o “Fishtour” pode criar postos de trabalho ligados ao turismo sustentável ou à restauração e dar novas oportunidades de emprego aos pescadores, que podem vir a ser recrutados para conduzir embarcações, explicar a bordo as técnicas da arte do cerco ou relatar as suas experiências.

João Costa adiantou que o projeto foi apresentado a algumas empresas, sobretudo as que exploram em Peniche atividades marítimo-turísticas, levando a bordo turistas até às Berlengas ou acompanhando mergulhos ou pesca desportiva, “mas nenhuma implementou ainda” a ideia.

O coordenador explicou que a rota pode ser alargada não só à observação da captura de outras espécies pela pesca do cerco em Peniche ou noutros locais da costa portuguesa, desde a costa algarvia até Matosinhos, comunidades que se dedicam também àquele tipo de faina, como a outras pescarias tradicionais, como a do atum, nos Açores.

Os investigadores João Costa, Francisco Dias, Nuno Almeida, Mário Carvalho, Rui Pedrosa, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro conceberam a imagem de marca do projeto, produziram o documentário em vídeo, a ser exibido na quarta-feira, criaram um site destinado à promoção do produto e às reservas dos turistas (www.fishtour.pt) e desenvolveram um estudo-piloto.

Os 21 turistas, a maioria estrangeiros, levados a bordo para os investigadores testarem a ideia, não só gostaram da experiência (65% ), como demonstraram intenção de a repetir (71% ) e de a recomendar a amigos (95% ), segundo inquéritos realizados.

O estudo-piloto veio a concluir que a rota turística da sardinha tem uma “elevada procura potencial”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio

Bugalho Ferros assina quatro obras de arte para as entradas na Nazaré

O propósito da arte é tirar a poeira da vida diária de nossas almas (Picasso) e desde a passada sexta-feira, 8 de setembro, uma das entradas no concelho da Nazaré está decorada com a Nazarena, uma estátua de quase 6 metros de altura, instalada na rotunda do...

estatua2