Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Investigadores criam rota “Fishtour” para levar turistas à pesca da sardinha

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criada uma rota turística que irá levar visitantes em viagens piscatórias da pesca da sardinha.

Segundo João Costa, coordenador do projeto e professor naquela escola do Instituto Politécnico de Leiria, trata-se de um projeto “inovador a nível internacional”, porque não existem passeios que levem os turistas a observar, em alto-mar a poucos metros de distância, práticas tradicionais de pesca, como a arte do cerco, e a conhecer as tradições e a cultura das comunidades piscatórias.

O “FishTour” pretende ser “uma experiência única” para os turistas, oferecendo-lhes um dia diferente, a começar com a visualização de um documentário sobre os ciclos de vida da sardinha e a sua arte da pesca, passando por um passeio no mar para observar a faina e acabando num restaurante a degustar um prato gastronómico típico à base de sardinhas.

Os investigadores acreditam que, se for implementado, o “Fishtour” pode criar postos de trabalho ligados ao turismo sustentável ou à restauração e dar novas oportunidades de emprego aos pescadores, que podem vir a ser recrutados para conduzir embarcações, explicar a bordo as técnicas da arte do cerco ou relatar as suas experiências.

João Costa adiantou que o projeto foi apresentado a algumas empresas, sobretudo as que exploram em Peniche atividades marítimo-turísticas, levando a bordo turistas até às Berlengas ou acompanhando mergulhos ou pesca desportiva, “mas nenhuma implementou ainda” a ideia.

O coordenador explicou que a rota pode ser alargada não só à observação da captura de outras espécies pela pesca do cerco em Peniche ou noutros locais da costa portuguesa, desde a costa algarvia até Matosinhos, comunidades que se dedicam também àquele tipo de faina, como a outras pescarias tradicionais, como a do atum, nos Açores.

Os investigadores João Costa, Francisco Dias, Nuno Almeida, Mário Carvalho, Rui Pedrosa, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro conceberam a imagem de marca do projeto, produziram o documentário em vídeo, a ser exibido na quarta-feira, criaram um site destinado à promoção do produto e às reservas dos turistas (www.fishtour.pt) e desenvolveram um estudo-piloto.

Os 21 turistas, a maioria estrangeiros, levados a bordo para os investigadores testarem a ideia, não só gostaram da experiência (65% ), como demonstraram intenção de a repetir (71% ) e de a recomendar a amigos (95% ), segundo inquéritos realizados.

O estudo-piloto veio a concluir que a rota turística da sardinha tem uma “elevada procura potencial”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao