Paulo Inácio assume que a alternativa pode passar pela ampliação da atual EB2/3, permitindo que ali se estabeleça também o ensino do 1º Ciclo.
“Articulei com a Junta de Freguesia de Pataias e devemos explorar a possibilidade de fazer as instalações no espaço envolvente ao estabelecimento de ensino secundário existente”, acrescentando que “faz sentido fazer o ano 1 até ao 9º no mesmo espaço”.
Segundo o Presidente da Câmara, se se optar por esta via, “terá que se construir um novo bloco só para o 1º ciclo do ensino básico, mas a decisão irá permitir “otimizar os recursos existentes, diminuir o investimento e consolidar o ensino secundário em Pataias”.
“Penso que é o ajustado em relação aos tempos que correm e é um ato de inteligência consolidar o ensino secundário”, frisou o autarca, adiantando já fez a proposta ao Ministério da Educação e às entidades competentes pelos financiamentos a quem fez saber que Alcobaça “quer os fundos comunitários nacionais para, nos fundos Comunitários regionais, resolvermos as questões de Turquel, Alfeizerão e Cela”.
Para Paulo Inácio, “a oestecim terá que decidir sobre os Centros Escolares. Já que vários municípios reivindicam este tipo de equipamento, mas é Alcobaça, Torres Vedras e Peniche que mais precisam deles”, esperando que haja esse entendimento no próximo encontro de autarcas no Conselho da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
0 Comentários