Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C

PCP pronuncia-se sobre execução de penhoras sobre o património da CMN

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PCP fala na transferência de património público para mãos privadas, ao desbarato para se referir à forma como se sucedem as execuções das penhoras sobre o património da Câmara da Nazaré, sinal que “demonstra bem a situação caótica em que se encontram as finanças do município”.

O partido reforma que a situação é resultado da “forma absolutamente sem critério ou orientação com que a CMN foi governada nos últimos trinta e muitos anos, com especial incidência para os últimos 20, sob o domínio do PSD e de Jorge Barroso, apoiado por muitos vereadores do PS e Independentes que, juntos, deixaram uma fatura demasiadamente pesada para a população do concelho da Nazaré pagar”.

Mas para o PCP “a situação torna-se ainda mais grave quando a herança cai, sem apelo nem agravo, nas mãos de quem, em contexto de eleições, dizia ter todos os fármacos para salvar a autarquia da sua pior maleita – a sua situação financeira”.

O PCP refere que “os fármacos existem mas não sabem usá-los”, tal como existe a possibilidade de procura “por políticas alternativas, com base no diálogo e na discussão, nomeadamente com as outras forças políticas, que este executivo não utiliza”, que esta força partidária acusa de “não conseguir sair deste enorme buraco onde foram parar e para onde arrastarão toda a população do concelho”.

“Esta é a prova de que nem PS nem PSD têm capacidade para levar o município a bom porto”, referem em comunicado.

No mesmo documento, o PCP enuncia os passos da sua ação, ao longo dos últimos anos, em que denunciou a situação financeira do município; defendeu que a dívida tinha que sofrer um processo sério de renegociações com os credores, relativamente aos juros, aos prazos e aos montantes, e alertou “para a forma como o estado central transferia sucessivamente competências para os municípios sem que estas fossem acompanhadas de meios financeiros e humanos”.

“Também aqui, os governos da República, do PS e PSD/CDS, tiveram uma responsabilidade determinante em relação ao ponto a que isto chegou”, dizem os comunistas.

Sobre a forma de satisfazer as necessidades imediatas de funcionamento do município, refere o PCP que os atuais responsáveis autárquicos “aderem com toda a tranquilidade (mesmo que jurassem piamente que nunca o fariam) a programas que esmagam as populações, tal como o PAEL ou o FAM, que obrigam a despedimentos, a disparar todas as taxas, tarifas e demais impostos municipais para o máximo e durante décadas”.

Em alternativa, o PCP defende que a gestão da autarquia deveria combater e denunciar a administração central pelo “estrangulando a parcela do OE que se destina às autarquias ao mesmo tempo que esvaziam o estado central”.

Sobre o futuro do Município da Nazaré, escreve o PCP: “sem património, sem garantias reais, sem capacidade de manobra junto dos financiadores, com os governos centrais a desprezarem as autarquias locais e com executivos municipais sem capacidade, sem humildade e criatividade para dar a volta à situação, onde se precariza o trabalho, onde as portas passam a ter ouvidos e onde se fazem inimigos a cada promessa não cumprida, não esperamos dias fáceis para os munícipes do concelho da Nazaré”.

“Dificilmente, com o cenário político, económico e cultural que temos, iremos ter mãos para reconstruir um município forte, com margem para crescer, um município de futuro”, concluem os comunistas relativamente à execução das penhoras e aos 12 meses de mandato da atual gestão autárquica da Câmara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio