Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C

Abriu o Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurada, no passado dia 28 de novembro, uma nova valência da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão – o Centro de Acolhimento Temporário.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão e da Diretora do Centro Distrital da Segurança Social.

De acordo com o Provedor, José Luís Monteiro de Castro, “trata-se de uma resposta social que não se limita à freguesia nem ao concelho de Alcobaça”.

“A Santa Casa aproveitou sinergias para estender a mão da solidariedade mais longe”, disse, frisando que “a nova valência não se esgota no apoio a pessoas desprotegidas ao nível da habitação mas também tem objetivos ao nível do mercado de trabalho, já que cria 3 novos postos de trabalho, que se juntam aos mais de 30 criados com a abertura recente das novas instalações da Santa Casa”.

Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, destacou a relevância deste serviço “que é o segundo existente em todo o país”, havendo apenas mais um na cidade do Porto.

O centro tem como função acolher pessoas “nas situações de emergência de contexto provisório que determinam internamento até se encontrar solução estrutural definitiva, o que acontece, muitas vezes, derivado a calamidades públicas ou por determinação dos tribunais”.

Ao nível do apoio social, e depois da abertura desta nova valência, Paulo Inácio afirmou que o concelho de Alcobaça se encontra numa fase de “transversalidade muito boa”, acrescentando quenos encontramos servidos com “praticamente com todas as valências de que necessitamos”.

Para a Segurança Social, depois da abertura desta valência, o distrito de Leiria “está em condições de garantir que nenhum ser humano fica privado dos bens essenciais, como a alimentação ou habitação”.

De acordo com Maria de Conceição “há uma rede de cantinas solidárias, sendo a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão uma das que colabora connosco, mas sentíamos a necessidade de termos um centro de acolhimento de emergência, e aqui quero enaltecer a vontade do Provedor, que desde a primeira hora, se mostrou disponível para uma resposta inovadora, ao nível do distrito”.

“Podemos assegurar que, no distrito, não existam situações de emergência social. Esta valência vai responder à linha de emergência nacional e a famílias carenciadas”, sublinhou a responsável pela delegação de Leiria da Segurança Social.

O Centro de Acolhimento Temporário funcionará nas antigas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CDU de Alcobaça preocupada com urgências do Hospital de Alcobaça

A CDU de Alcobaça está preocupada com a falta de resposta nas urgências do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, já que, nos próximos meses, se prevê que existam algumas alterações: As Unidades de Internamento de Curta Duração da Urgência (UCDI) poderão estar...

Hospital

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas