Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Abriu o Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurada, no passado dia 28 de novembro, uma nova valência da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão – o Centro de Acolhimento Temporário.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão e da Diretora do Centro Distrital da Segurança Social.

De acordo com o Provedor, José Luís Monteiro de Castro, “trata-se de uma resposta social que não se limita à freguesia nem ao concelho de Alcobaça”.

“A Santa Casa aproveitou sinergias para estender a mão da solidariedade mais longe”, disse, frisando que “a nova valência não se esgota no apoio a pessoas desprotegidas ao nível da habitação mas também tem objetivos ao nível do mercado de trabalho, já que cria 3 novos postos de trabalho, que se juntam aos mais de 30 criados com a abertura recente das novas instalações da Santa Casa”.

Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, destacou a relevância deste serviço “que é o segundo existente em todo o país”, havendo apenas mais um na cidade do Porto.

O centro tem como função acolher pessoas “nas situações de emergência de contexto provisório que determinam internamento até se encontrar solução estrutural definitiva, o que acontece, muitas vezes, derivado a calamidades públicas ou por determinação dos tribunais”.

Ao nível do apoio social, e depois da abertura desta nova valência, Paulo Inácio afirmou que o concelho de Alcobaça se encontra numa fase de “transversalidade muito boa”, acrescentando quenos encontramos servidos com “praticamente com todas as valências de que necessitamos”.

Para a Segurança Social, depois da abertura desta valência, o distrito de Leiria “está em condições de garantir que nenhum ser humano fica privado dos bens essenciais, como a alimentação ou habitação”.

De acordo com Maria de Conceição “há uma rede de cantinas solidárias, sendo a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão uma das que colabora connosco, mas sentíamos a necessidade de termos um centro de acolhimento de emergência, e aqui quero enaltecer a vontade do Provedor, que desde a primeira hora, se mostrou disponível para uma resposta inovadora, ao nível do distrito”.

“Podemos assegurar que, no distrito, não existam situações de emergência social. Esta valência vai responder à linha de emergência nacional e a famílias carenciadas”, sublinhou a responsável pela delegação de Leiria da Segurança Social.

O Centro de Acolhimento Temporário funcionará nas antigas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias