A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão e da Diretora do Centro Distrital da Segurança Social.
De acordo com o Provedor, José Luís Monteiro de Castro, “trata-se de uma resposta social que não se limita à freguesia nem ao concelho de Alcobaça”.
“A Santa Casa aproveitou sinergias para estender a mão da solidariedade mais longe”, disse, frisando que “a nova valência não se esgota no apoio a pessoas desprotegidas ao nível da habitação mas também tem objetivos ao nível do mercado de trabalho, já que cria 3 novos postos de trabalho, que se juntam aos mais de 30 criados com a abertura recente das novas instalações da Santa Casa”.
Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, destacou a relevância deste serviço “que é o segundo existente em todo o país”, havendo apenas mais um na cidade do Porto.
O centro tem como função acolher pessoas “nas situações de emergência de contexto provisório que determinam internamento até se encontrar solução estrutural definitiva, o que acontece, muitas vezes, derivado a calamidades públicas ou por determinação dos tribunais”.
Ao nível do apoio social, e depois da abertura desta nova valência, Paulo Inácio afirmou que o concelho de Alcobaça se encontra numa fase de “transversalidade muito boa”, acrescentando quenos encontramos servidos com “praticamente com todas as valências de que necessitamos”.
Para a Segurança Social, depois da abertura desta valência, o distrito de Leiria “está em condições de garantir que nenhum ser humano fica privado dos bens essenciais, como a alimentação ou habitação”.
De acordo com Maria de Conceição “há uma rede de cantinas solidárias, sendo a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão uma das que colabora connosco, mas sentíamos a necessidade de termos um centro de acolhimento de emergência, e aqui quero enaltecer a vontade do Provedor, que desde a primeira hora, se mostrou disponível para uma resposta inovadora, ao nível do distrito”.
“Podemos assegurar que, no distrito, não existam situações de emergência social. Esta valência vai responder à linha de emergência nacional e a famílias carenciadas”, sublinhou a responsável pela delegação de Leiria da Segurança Social.
O Centro de Acolhimento Temporário funcionará nas antigas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.
0 Comentários