Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C

Filarmónica da Nazaré é a melhor Banda Taurina

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Banda Filarmónica da Nazaré foi considerada a melhor banda taurina e vai receber um prémio por isso, já no dia 6 dezembro. Os Troféus Olé 2014 - Gala da Tauromaquia foram divulgados recentemente, e para além da distinção aos cavaleiros, forcados, empresas, imprensa, entre outros, foi também destacada a banda que melhor banda para acompanhar estes eventos tauromáquicos.

Há quem diga que é “uma banda diferente e que dá gosto ir as corridas de touros na Praça de Touros do Sítio e ter a certeza que o espetáculo será bem musicado”.

Fundada, oficialmente, em 2006, tem participado em vários espetáculos tauromáquicos, em animação de festas e romarias da região e foi a primeira a realizar um concerto tauromáquico, em 2012.

Chegou, agora, o reconhecimento através da atribuição de um prémio.

Entrevista a Elísia Soares, Presidente da Direção da Banda

RN: Qual a importância deste prémio para a Filarmónica da Nazaré?

ES: É um reconhecimento de um trabalho que se vem a desenvolver já há 8 anos.

RN: Quantas bandas concorrem a este prémio? Quais foram os critérios de seleção?

ES: Todas as Bandas, tal como a nossa, que abrilhantam as corridas de touros em Portugal. A escolha da nossa Banda deveu-se, também, talvez, pelo facto de por sermos uma banda Jovem.

RN: Pode adiantar-nos que música/ou músicas foram interpretadas pela filarmónica para este prémio. São temas originais?

ES: As músicas são apenas passedobles. Tocamos scrca de 12 a 14 passedobles por corrida. Quanto a temas, todos eles são, no fundo, originais, embora não da nossa autoria. São passodobles feitos em exclusivo para artistas da tauromaquia, e nós possuímos alguns, que nos foram oferecidos pelos artistas tauromáquicos.

RN: Quantos músicos da banda participaram nessa ou nessas músicas?

ES: A nossa Banda é composta por Cerca de 30 elementos, e todos participaram.

RN: Quando vai ser entregue o prémio?

ES: No dia 6 de Dezembro de 2014 em Alenquer, no Fórum Romeira.

RN: A banda tem uma agenda de concertos regular? Em média, quantos concertos dá anualmente?

ES: Damos cerca de 5 ou 6 concertos por ano. Desde há dois anos para cá, temos vindo a realizar um Concerto Tauromáquico, também, onde só se tocam musicas exclusivas da tauromaquia.

RN: Neste momento a direção tem algum projecto que gostava de concretizar?

ES: Um dos projetos que não foi possível este ano, e que espero que se realize no ano 2015, é o nome de Rua do Mestre José Maria Mota Pequicho, mestre como ele gosta de ser chamado, e assim podermos realizar o que no inicio do ano começamos a preparar, mas aqui terá que haver uma entrega maior das partes competentes para assim se poder dar o nome a uma rua no Sitio da Nazaré

Um encontro de bandas só da tauromaquia, [temos o espaço idealizado e o projeto feito, mas ele implica uma logística muito forte e a nossa Associação sozinha não consegue suportar tal evento], mas vamos aguardar. Espero, contudo, realizar este evento antes do inicio da época tauromáquica de 2015.

RN: Tem sido, por isso, um trabalho intenso com o apoio incondicional de algumas pessoas e entidades?

ES: Sim. Quero agradecer ao mestre José Maria Mota Pequicho todo o trabalho que tem feito ao longo destes 8 anos, mas que por motivos familiares foi forçado a deixar de acompanhar desde o passado mês de Julho; à Camara Municipal da Nazaré, e agradecer a todos que tem dialogado e acreditado nesta Direção, para poder levar bem alto o Nome da Nazaré

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn