Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Filarmónica da Nazaré é a melhor Banda Taurina

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Banda Filarmónica da Nazaré foi considerada a melhor banda taurina e vai receber um prémio por isso, já no dia 6 dezembro. Os Troféus Olé 2014 - Gala da Tauromaquia foram divulgados recentemente, e para além da distinção aos cavaleiros, forcados, empresas, imprensa, entre outros, foi também destacada a banda que melhor banda para acompanhar estes eventos tauromáquicos.

Há quem diga que é “uma banda diferente e que dá gosto ir as corridas de touros na Praça de Touros do Sítio e ter a certeza que o espetáculo será bem musicado”.

Fundada, oficialmente, em 2006, tem participado em vários espetáculos tauromáquicos, em animação de festas e romarias da região e foi a primeira a realizar um concerto tauromáquico, em 2012.

Chegou, agora, o reconhecimento através da atribuição de um prémio.

Entrevista a Elísia Soares, Presidente da Direção da Banda

RN: Qual a importância deste prémio para a Filarmónica da Nazaré?

ES: É um reconhecimento de um trabalho que se vem a desenvolver já há 8 anos.

RN: Quantas bandas concorrem a este prémio? Quais foram os critérios de seleção?

ES: Todas as Bandas, tal como a nossa, que abrilhantam as corridas de touros em Portugal. A escolha da nossa Banda deveu-se, também, talvez, pelo facto de por sermos uma banda Jovem.

RN: Pode adiantar-nos que música/ou músicas foram interpretadas pela filarmónica para este prémio. São temas originais?

ES: As músicas são apenas passedobles. Tocamos scrca de 12 a 14 passedobles por corrida. Quanto a temas, todos eles são, no fundo, originais, embora não da nossa autoria. São passodobles feitos em exclusivo para artistas da tauromaquia, e nós possuímos alguns, que nos foram oferecidos pelos artistas tauromáquicos.

RN: Quantos músicos da banda participaram nessa ou nessas músicas?

ES: A nossa Banda é composta por Cerca de 30 elementos, e todos participaram.

RN: Quando vai ser entregue o prémio?

ES: No dia 6 de Dezembro de 2014 em Alenquer, no Fórum Romeira.

RN: A banda tem uma agenda de concertos regular? Em média, quantos concertos dá anualmente?

ES: Damos cerca de 5 ou 6 concertos por ano. Desde há dois anos para cá, temos vindo a realizar um Concerto Tauromáquico, também, onde só se tocam musicas exclusivas da tauromaquia.

RN: Neste momento a direção tem algum projecto que gostava de concretizar?

ES: Um dos projetos que não foi possível este ano, e que espero que se realize no ano 2015, é o nome de Rua do Mestre José Maria Mota Pequicho, mestre como ele gosta de ser chamado, e assim podermos realizar o que no inicio do ano começamos a preparar, mas aqui terá que haver uma entrega maior das partes competentes para assim se poder dar o nome a uma rua no Sitio da Nazaré

Um encontro de bandas só da tauromaquia, [temos o espaço idealizado e o projeto feito, mas ele implica uma logística muito forte e a nossa Associação sozinha não consegue suportar tal evento], mas vamos aguardar. Espero, contudo, realizar este evento antes do inicio da época tauromáquica de 2015.

RN: Tem sido, por isso, um trabalho intenso com o apoio incondicional de algumas pessoas e entidades?

ES: Sim. Quero agradecer ao mestre José Maria Mota Pequicho todo o trabalho que tem feito ao longo destes 8 anos, mas que por motivos familiares foi forçado a deixar de acompanhar desde o passado mês de Julho; à Camara Municipal da Nazaré, e agradecer a todos que tem dialogado e acreditado nesta Direção, para poder levar bem alto o Nome da Nazaré

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados