“Notámos que está a haver uma adesão das pessoas e das dezenas que participaram nesta iniciativa contamos arrancar com o Centro de Dia, em novembro, com um grupo de cerca de doze pessoas”, explicou Rui Oliveira.
De acordo com o diretor “a instituição está bastante confiante sobre o sucesso da iniciativa e das valências em preparação”.
De acordo com Rui Oliveira a “perspetiva do Centro Social é oferecer a permanência, aos idosos, durante o dia na Instituição e serviço de transporte para as suas residências, refeição durante o dia (almoço, reforço do meio da manhã e lanche) e desenvolver atividades variadas durante a semana, como jogos, idas a piscina, etc”.
A equipa ainda está a ser formada mas já existe “uma técnica afeta a este serviço e pessoas, que têm vindo a acompanhar alguns idosos, e a fazer o enquadramento do acompanhamento destas pessoas na Instituição”.
“Temos, depois, outros serviços complementares, como a possibilidade de levar a refeição para o jantar, o acesso à lavandaria da instituição. A longo prazo, contamos criar outros, tais como apoio médicos e de enfermagem, talvez para janeiro de 2015”, explicou.
Rui Oliveira acrescenta que “para já, a disponibilidade, é para levar os idosos até à Instituição e às atividades que desenvolver, retirando-os de casa, e do isolamento”.
O Centro Social de Famalicão tem capacidade para colher até 40 utentes no Centro de Dia, mas a direção refere que “gostaria de arrancar com um grupo até 12 pessoas, para imos fazendo um trabalho com tranquilidade, de planeamento e preparação da própria equipa, contando atingir, em 2015, os 25 utentes”.
0 Comentários