Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Câmaras da região Oeste investem 14 milhões de euros em iluminação de baixo consumo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quatro anos depois de terem apresentado candidatura, os fundos comunitários para o projeto foram garantidos no Programa Operacional de Lisboa e Vale do Tejo pelo Governo, que fechou a negociação com a União Europeia, na reta final do Quadro de Referência Estratégico Nacional, disse Carlos Miguel.

O autarca explicou que a aprovação da candidatura exige aos municípios a conclusão do projeto de cerca de 14 milhões de euros até dezembro de 2015, sob pena de virem a perder o financiamento comunitário.

O projeto consiste na substituição de 45% dos 110 mil candeeiros de iluminação pública convencionais por candeeiros com tecnologia “LED”, de baixo consumo, sendo “pioneiro a nível nacional tendo em conta que a região Oeste absorve metade do financiamento de 30 milhões de euros para projetos de eficiência energética em Portugal”.

Os 12 municípios, que gastam por ano 6,6 milhões de euros na iluminação pública, vão conseguir poupar metade desses gastos, com o projeto, sublinhou o também presidente da câmara de Torres Vedras.

O autarca adiantou que, após lançamento de concurso público internacional pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOeste) para a aquisição dos novos candeeiros, é previsível que aqueles possam começar a ser instalados ainda durante o primeiro semestre de 2015 pela EDP.

“A EDP está muito interessada neste projeto-piloto a nível nacional. Garantiu-nos que era possível na Europa fornecerem-nos esta quantidade de luminárias, o que nos deixou mais confortáveis, e quer reforçar as equipas no terreno” para a instalação dentro dos prazos, disse.

Os autarcas dos 12 municípios reuniram-se na quinta-feira para decidir que avançariam com o projeto, uma vez que foram “surpreendidos” com a alteração de regras do QREN.

O financiamento a 85% mantém-se assegurado por Bruxelas, mas, segundo explicou Carlos Miguel, deixou de ser a fundo perdido e a União Europeia obriga os municípios a devolverem, num prazo máximo de sete anos, pelo menos metade desse financiamento.

“Durante sete anos, não vamos ter o proveito dessa poupança, mas mesmo assim vale a pena, porque ao fim de sete anos temos o investimento pago e conseguimos começar a beneficiar”, enfatizou.

Autarcas da CIMOeste reuniram-se com os secretários de Estado do Ambiente e da Energia para expressarem a sua decisão e avançarem com o projeto.

A CIMOEste é composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter