Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
8° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
5° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C

Roteiro para uma Economia Dinâmica trouxe Cavaco Silva a Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou no passado dia 13, a Solancis, da Benedita, e o CEIA – Centro Equestre Internacional, de Alfeizerão, duas empresas do concelho de Alcobaça, no âmbito da iniciativa presidencial Roteiro para uma Economia Dinâmica, que consiste na visita a PMEs em crescimento.

A Solancis dedica-se à comercialização da pedra, destinando mais de 95% da sua produção à exportação para 53 países. Fundada em 1969, faturou, no ano passado, cerca de 8 mil milhões de euros. Emprega 90 trabalhadores.

O CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão nasceu há dois anos, de um investimento de cerca de 16 milhões de euros. Apresenta-se com o maior picadeiro coberto do mundo, oferece, entre outros serviços, equitação terapêutica ou hipoterapia, estando a projetar a construção de um hotel com 64 quartos.

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, aproveitou a presença do Presidente da República para reforçar junto de Cavaco Silva o apelo para que interceda no processo da Área de Localização Empresarial da Benedita.

Segundo Paulo Inácio, o Presidente da República disponibilizou-se para fazer chegar o assunto à tutela, que já disponibilizou para voltar a reunir sobre este assunto. “Penso que estamos a chegar ao fim das dificuldades burocráticas. Depois temos a tarefa de executar”, explicou Paulo Inácio.

“Sempre disse que os calendários eram estes, que tínhamos de encerrar o processo em 2014, para executar em 2015, com o apoio de fundos comunitários. O Plano Estratégico do Município estará pronto no final do mês e um dos pontos estratégicos deste passa pela ALE na Benedita”, frisou o autarca.

Além da Área de Localização Empresarial, Paulo Inácio revelou que também o Hotel de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça contou com a intervenção do Presidente da República, durante que efetuou, anteriormente, a Alcobaça.

Sobre a visita no âmbito do Roteiro por uma economia dinâmica, Paulo Inácio disse que a vê como um “reconhecimento do dinamismo do concelho de Alcobaça”.

Aníbal Cavaco Silva não prestou quaisquer declarações à comunicação, mas ao Presidente da Câmara terá dito que ficou surpreendido com “a dimensão das empresas que visitou e com a excelência do que observou na Solancis, tendo reconhecido que o concelho de Alcobaça, e o distrito de Leiria são dos mais equilibrados no contexto nacional ao nível do empreendedorismo”.

Ainda no âmbito da visita do Presidente da República a uma empresa da Benedita, a Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita (ADEB), lamentou que “apesar dos reconhecimentos sucessivos das empresas da região, continuamos à espera de uma Zona Industrial, que permita um crescimento organizado das nossas empresas”.

“Infelizmente devido as sucessivas promessas (após a compra do terreno há mais de nove anos) as nossas empresas tem baseado o seu crescimento numa incerteza que lhe limita as decisões para um futuro competitivo”, refere a Associação.

Com o convite ao Presidente da República, a Associação quis chamar a atenção para um problema e que “já prejudicou indiretamente muitos postos de trabalho, e captação de investimento”.

“Ficaríamos muito satisfeitos se o Presidente da República, através da sua influência, nos auxiliasse a ultrapassar as barreiras burocráticas, para que antes do final do seu mandato, a ALEB fosse uma realidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara Municipal prepara novos perímetros de rega no concelho

Um ano após a inauguração da requalificação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes regressou, no passado dia 28 de novembro, à Associação dos Beneficiários da Cela, para abrir as XIII...

rega