Q

Previsão do tempo

26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
27° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Roteiro para uma Economia Dinâmica trouxe Cavaco Silva a Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou no passado dia 13, a Solancis, da Benedita, e o CEIA – Centro Equestre Internacional, de Alfeizerão, duas empresas do concelho de Alcobaça, no âmbito da iniciativa presidencial Roteiro para uma Economia Dinâmica, que consiste na visita a PMEs em crescimento.

A Solancis dedica-se à comercialização da pedra, destinando mais de 95% da sua produção à exportação para 53 países. Fundada em 1969, faturou, no ano passado, cerca de 8 mil milhões de euros. Emprega 90 trabalhadores.

O CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão nasceu há dois anos, de um investimento de cerca de 16 milhões de euros. Apresenta-se com o maior picadeiro coberto do mundo, oferece, entre outros serviços, equitação terapêutica ou hipoterapia, estando a projetar a construção de um hotel com 64 quartos.

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, aproveitou a presença do Presidente da República para reforçar junto de Cavaco Silva o apelo para que interceda no processo da Área de Localização Empresarial da Benedita.

Segundo Paulo Inácio, o Presidente da República disponibilizou-se para fazer chegar o assunto à tutela, que já disponibilizou para voltar a reunir sobre este assunto. “Penso que estamos a chegar ao fim das dificuldades burocráticas. Depois temos a tarefa de executar”, explicou Paulo Inácio.

“Sempre disse que os calendários eram estes, que tínhamos de encerrar o processo em 2014, para executar em 2015, com o apoio de fundos comunitários. O Plano Estratégico do Município estará pronto no final do mês e um dos pontos estratégicos deste passa pela ALE na Benedita”, frisou o autarca.

Além da Área de Localização Empresarial, Paulo Inácio revelou que também o Hotel de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça contou com a intervenção do Presidente da República, durante que efetuou, anteriormente, a Alcobaça.

Sobre a visita no âmbito do Roteiro por uma economia dinâmica, Paulo Inácio disse que a vê como um “reconhecimento do dinamismo do concelho de Alcobaça”.

Aníbal Cavaco Silva não prestou quaisquer declarações à comunicação, mas ao Presidente da Câmara terá dito que ficou surpreendido com “a dimensão das empresas que visitou e com a excelência do que observou na Solancis, tendo reconhecido que o concelho de Alcobaça, e o distrito de Leiria são dos mais equilibrados no contexto nacional ao nível do empreendedorismo”.

Ainda no âmbito da visita do Presidente da República a uma empresa da Benedita, a Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita (ADEB), lamentou que “apesar dos reconhecimentos sucessivos das empresas da região, continuamos à espera de uma Zona Industrial, que permita um crescimento organizado das nossas empresas”.

“Infelizmente devido as sucessivas promessas (após a compra do terreno há mais de nove anos) as nossas empresas tem baseado o seu crescimento numa incerteza que lhe limita as decisões para um futuro competitivo”, refere a Associação.

Com o convite ao Presidente da República, a Associação quis chamar a atenção para um problema e que “já prejudicou indiretamente muitos postos de trabalho, e captação de investimento”.

“Ficaríamos muito satisfeitos se o Presidente da República, através da sua influência, nos auxiliasse a ultrapassar as barreiras burocráticas, para que antes do final do seu mandato, a ALEB fosse uma realidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol