Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C

Laborinho Lúcio apresentou o livro “O Chamador” em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da justiça, foi o convidado de um jantar-conferência dos Rotários de Alcobaça, que decorreu na cidade, no final do mês de setembro, onde apresentou o seu romance “O Chamador”, em resposta ao desafio dos rotários.

“Escrevi este livro porque quero iniciar uma nova atividade na minha vida. Quero ser escritor/autor”, disse o antigo Ministro da Justiça, adiantando: “enriquecer o meu passado mais presente foi o que me levou a escrever este livro”.

Laborinho Lúcio explicou que se trata de “um romance que questiona a verdade e a validade da verdade”, que só poderia ter sido escrito nesta sua fase de vida.

Na estreia ficcional de Álvaro Laborinho Lúcio, a itinerância intelectual, a mobilidade geográfica e social, a diversidade de tipos humanos retratados e a total disponibilidade para melhor os conhecer e compreender derivam certamente do riquíssimo percurso pessoal e profissional do autor: foi juiz, procurador da República, procurador delegado do PGR, inspector do Ministério Público, ministro da Justiça, deputado à Assembleia da República, além de figura tutelar de organizações humanitárias e de cidadania.

Sempre ligado à Justiça, operando num sector da vida pública em que a garantia dos direitos de uns passa pela supressão dos direitos de outros, Laborinho Lúcio presta aqui homenagem aos proscritos e esquecidos da sociedade, e restitui-lhes a estatura humana que lhe é devida.

Ainda no jantar-conferência, o juiz jubilado enalteceu o papel dos rotários, que o convidaram para esta iniciativa, afirmando que são as ações como as destes que “devem ser privilegiadas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...