Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Coimbra, Tomar, Alcobaça e Batalha ligados pelo património mundial na rede de turismo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Turismo do Centro (TC) escolheu o mosteiro da Batalha, para apresentar a Rede de Património Mundial do Centro de Portugal, que une Coimbra, Tomar, Alcobaça e Batalha, com o intuito de potenciar o valor turístico dos quatro locais da região, que são património mundial.

“A ideia é ancorar uma nova perspetiva do turismo da Região Centro e mais do que captar novos públicos, visa também criar novos públicos”, explicou Pedro Machado, na apresentação do projeto.

Para este responsável pelo Turismo do Centro, o país vive um momento positivo ao nível do setor e tem tirar partido da chancela da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] e potenciar o mercado externo no setor do turismo.

Dados oficiais revelam que dos mil milhões de turistas registados em 2013, 40% procuravam “turismo cultural”.

Até junho deste ano, a Região Centro “registou 12% no mercado interno e 10% no mercado. “Em 2014 registamos mais de 2 milhões de dormidas”, tendo o turismo interno sido, ainda assim, o mais significativo, explicou o responsável, acrescentando que isto significou um crescimento face ao mesmo período do ano passado.

Para Pedro Machado, esta iniciativa permite “um ajustamento do plano de marketing” e de intervenção comum aos quatro locais, promovendo “o património, a história e a cultura”.

Esta iniciativa pode também, “a partir do património, evidenciar toda a região”, permitindo promover “a gastronomia, o vinho” ou o turismo religioso, nomeadamente Fátima.

Para Paulo Inácio “este projeto mostra que há uma estratégia para o turismo para o concelho de Alcobaça, ao contrário do que dizem, por aí, alguns tontinhos, que não percebem o que se está a passar à sua volta”.

“Felizmente, Alcobaça tem números extraordinários no turismo. Tivemos a sorte de estarmos dentro do Turismo do Centro e prepararmos uma estratégia global para toda a Região e em particular para o património da Humidade”, disse o autarca, acrescentando que “tem sido um trabalho de bastidores que iá ter resultados significados nos próximos anos”.

De acordo com o autarca “conseguimos garantir fundos comunitários para esta Região, que irá traduzir-se por uma maior ação de programação cultural dentro do Mosteiro e no acesso, por parte da sociedade civil, a esse financiamento”

“Penso que poderá ser um salto positivo até mesmo para a existência de fundos para o Hotel no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça”, frisou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

São Brás deu pontapé de saída para o Carnaval da Nazaré

A Romaria ao Monte de São Bartolomeu, festa profano-religiosa denominada de ‘São Brás’, juntou centenas de pessoas junto ao Monte de São Bartolomeu, na segunda-feira, 3 de fevereiro. O evento juntou, à semelhança do que já é comum, centenas de pessoas junto ao...

Sao Bras 1

Graciano Dias reeleito presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP

No passado dia 25 de janeiro, Graciano Dias voltou a merecer a confiança dos militantes e foi reeleito Presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP. Em ano de eleições autárquicas, o empresário nazareno assegura que o partido já definiu a sua estratégia para...

graciano

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo