Nazaré com novas taxas e impostos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realiza-se na próxima sexta-feira, dia 26, a sessão ordinária da Assembleia Municipal da Nazaré.

A fixação das taxas dos impostos, o PAEL – Programa de Apoio à Economia Local e o PAM – Programa de Apoio Municipal serão alguns dos assuntos que irão estar sob a análise dos deputados municipais.

Em reunião de Câmara, realizada no passado dia 15, a autarquia, que ainda não recebeu qualquer ajuda do PAEL, deliberou fixar as taxas máximas dos impostos a cobrar: IMI, derrama e IRS (5% será a participação variável do município no IRS). Serão esses valores que irão ser apreciados pelos deputados municipais.

O valor da derrama (1,5% ) será aplicado sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC), que corresponda à proporção do rendimento gerado na sua área geográfica por sujeitos passivos residentes em território português que exerçam, a título principal, uma atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola e não residentes com estabelecimento estável nesse território.

Relativamente ao IMI, 0,8% para Prédios rústicos e 0,5 % para prédios urbanos são as taxas propostas pela Câmara à Assembleia Municipal que deverá ratificar estes valores.

A fixação dos impostos nas taxas máximas resulta da adesão da Nazaré aos programas de ajuda, decisão que força o Município a efetuar alterações às taxas, impostos municipais, e ao lançamento de derrama.

O Grupo de Cidadãos Independente do Concelho da Nazaré votou contra o aumento de impostos municipais.

“Em relação a esta matéria, mantenho a mesma linha de pensamento que tomei sobre o Programa do Apoio à Economia Local (PAEL), porque considero que estes aumentos de taxas e impostos são mais uma carga insuportável de responsabilidades financeiras para as famílias do Concelho, às quais o Grupo que represento nunca poderia ser favorável”.

António Trindade classifica o atual período vivido pelos cidadãos como “grave, que quase leva a ajoelharmo-nos à mendicidade”, pelo que a fixação da taxa máxima nestes impostos não é aconselhável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda