Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 29° C
22° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 33° C

Nazaré com novas taxas e impostos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realiza-se na próxima sexta-feira, dia 26, a sessão ordinária da Assembleia Municipal da Nazaré.

A fixação das taxas dos impostos, o PAEL – Programa de Apoio à Economia Local e o PAM – Programa de Apoio Municipal serão alguns dos assuntos que irão estar sob a análise dos deputados municipais.

Em reunião de Câmara, realizada no passado dia 15, a autarquia, que ainda não recebeu qualquer ajuda do PAEL, deliberou fixar as taxas máximas dos impostos a cobrar: IMI, derrama e IRS (5% será a participação variável do município no IRS). Serão esses valores que irão ser apreciados pelos deputados municipais.

O valor da derrama (1,5% ) será aplicado sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC), que corresponda à proporção do rendimento gerado na sua área geográfica por sujeitos passivos residentes em território português que exerçam, a título principal, uma atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola e não residentes com estabelecimento estável nesse território.

Relativamente ao IMI, 0,8% para Prédios rústicos e 0,5 % para prédios urbanos são as taxas propostas pela Câmara à Assembleia Municipal que deverá ratificar estes valores.

A fixação dos impostos nas taxas máximas resulta da adesão da Nazaré aos programas de ajuda, decisão que força o Município a efetuar alterações às taxas, impostos municipais, e ao lançamento de derrama.

O Grupo de Cidadãos Independente do Concelho da Nazaré votou contra o aumento de impostos municipais.

“Em relação a esta matéria, mantenho a mesma linha de pensamento que tomei sobre o Programa do Apoio à Economia Local (PAEL), porque considero que estes aumentos de taxas e impostos são mais uma carga insuportável de responsabilidades financeiras para as famílias do Concelho, às quais o Grupo que represento nunca poderia ser favorável”.

António Trindade classifica o atual período vivido pelos cidadãos como “grave, que quase leva a ajoelharmo-nos à mendicidade”, pelo que a fixação da taxa máxima nestes impostos não é aconselhável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao