Governo disponível para financiar trabalhos de emergência em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O secretário de Estado do Ambiente deslocou-se a Alcobaça e assegurou a disponibilidade do Governo para financiar os trabalhos de emergência junto da Ponte do Alcoa, onde o parte do passeio pedonal ruiu, no passado dia 23, depois de mais um dia de chuva intensa.

“Há disponibilidade de colaborarmos com a câmara no financiamento da parte de emergência, isso é claro”, disse Paulo Lemos, em Alcobaça, onde observou os estragos, mas considerou “prematuro falar de valores”.

Para Paulo Lemos, “há prioridades e isto é uma urgência”, explicando que “há esgoto a correr para uma linha de água e essa linha de água vai dar ao mar”, afiançando que a tutela quer, “o mais rapidamente possível, resolver essa situação”.

O governante adiantou que a obra requer duas fases, sendo que a mais urgente passa por “retirar o esgoto do rio”, pelo que tem “de arrancar desde já”, manifestando-se esperançado de que “no prazo máximo de uma semana esteja resolvido”.

“A outra [fase] que é reparar os estragos, será mais prolongada, mas isso só depois os engenheiros e quem apresentar propostas de obra é que poderá dizer o prazo, mas também deverá ser rápido”, declarou, notando que “o Ministério do Ambiente irá apoiar as intervenções na medida do possível”.

A chuva intensa provocou a derrocada de um muro de cinco metros de altura, numa extensão de seis metros, e de uma zona pedonal em cerca de 30 metros quadrados, abrindo uma cratera de cinco metros de profundidade junto à ponte sobre o rio Alcoa.

Os estragos atingiram o sistema de saneamento, danificando um equipamento elevatório de águas residuais, que não só ficaram a céu aberto, como estão a correr diretamente para o rio.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, realçou a “disponibilidade” do secretário de Estado, adiantando estar em curso a articulação de “soluções de parceria”.

“O que eu quero assegurar às pessoas é que nós vamos começar de imediato com obras”, declarou Paulo Inácio, sublinhando que “a solução que se impõe, desde já, é resolver a questão do saneamento doméstico”, o que será feito em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, cujos responsáveis também estiveram no local.

Posteriormente decorrerá a empreitada de consolidação da margem, referiu o autarca, estimando em “várias centenas de milhares de euros” a intervenção.

O presidente da Câmara de Alcobaça acrescentou que foi “feita uma vistoria” à ponte por técnicos do município que “asseguraram que, por ora, a ponte tem todas as condições para a circulação pedonal com os condicionamentos existentes agora”, mas o município não vai permitir a circulação automobilística.

No mesmo dia da derrocada do muro, os bombeiros de Alcobaça responderam a 18 pedidos de socorro para diversas ocorrências causadas pelas fortes chuvas, que ocorreram na cidade e em vários pontos do concelho.

O primeiro alerta foi recebido por volta das 16:40h, tendo os trabalhos decorrido até à meia-noite. Nas operações estiveram envolvidos 35 elementos, apoiados por 11 viaturas.

A intempérie não poupou o centro de saúde da cidade, onde a água entrou pela cobertura, obrigando ao encerramento dos serviços.

Dentro da sede do concelho, vários outros dos pontos foram fortemente afetados pela chuva, como o hipermercado Continente, a loja Vivastore e algumas residências, escritórios e outros estabelecimentos comerciais.

A intempérie provocou ainda interrupções no trânsito e danos assinaláveis em diversas residências nos Ganilhos, na Quinta da Cruz em Aljubarrota, no edifício da Junta de Freguesia da Maiorga, algumas residências do Casalinho e Casal da Areia. Na parte Sul do concelho, nomeadamente nas Eiras em Vimeiro, ocorreu um outro aluimento de terras.

Paulo Alexandre, Com lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda