Q

Previsão do tempo

26° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
27° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C
28° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C

Arrancou o Cistermúsica 2014 dedicado ao tema “Lendas e Heróis”

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival o Cistermúsica 2014 “Lendas e Heróis”, arrancou no passado sábado, no Cineteatro de Alcobaça, com o espetáculo “30.000”, um bailado com coreografia de Daniel Cardoso, pelo Quorum Ballet, através do qual se homenageou Aristides Sousa Mendes .

O festival, que decorre até e 27 de Julho,levará a Alcobaça seis séculos de música para ouvir em mais de vinte e cinco espetáculos.

D. Quixote merecerá referência no concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa esta quinta-feira, dia 3 às 21h00, no palco do Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça para interpretar um conjunto de obras épicas de Richard Strauss, Mily Bakirev e Frederico de Freitas.

À Banda Sinfónica de Alcobaça caberá levar ao palco “Tágides”, de Eugénio Rodrigues, uma estreia dirigida especialmente aos mais novos e que inclui o Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns. No dia 6 de Julho ás 11h00 no Mosteiro de Alcobaça.

Entre os atrativos do programa contam-se ainda, pela primeira vez, dois alaudistas – Hopkinson Smith (num recital de tiorba dedicado a suites de Bach) e Miguel Yisrael (que, tocará Beethoven, Britten, Webern e Debussy) – ou a estreia moderna de um requiem do século XVI, conservado na Biblioteca de Coimbra, apresentada pela Cappella Musical Cupertino de Miranda.

A par destes grandes destaques do festival, já arrancaram uma série de propostas incluídas na secção Júnior e Famílias, entre as quais o Espetáculo de Final de Ano da Academia de Música e Dança de Alcobaça, intitulado “Música, Dança, Ação!”, no passado domingo, no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça com músicos, bailarinos e projeção visual em cena dedicada ao universo da Sétima Arte e em especial à tradição de alguns dos filmes de aventuras, animação e musicais mais reconhecidos de sempre.

A secção Júnior e Famílias abriu igualmente ao público entre os dias 1 e 4 de julho, das 10h00 às 18h00 e das 15h00 às 18h00 respetivamente, no Armazém das Artes em Alcobaça, os Recitais de Finalistas do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão e de Instrumentista de Jazz, a culminar aquela que tem sido durante os últimos anos uma parceria feliz entre a Academia de Música de Alcobaça (AMA) e o Agrupamento de Escolas de Cister.

A não perder também, o Concerto de Laureados do 3º Concurso “Pequenos Grandes Talentos” da AMA que decorrerá no Cine-Teatro, a partir das 21h30, esta quarta-feira, evento de consagração para os jovens músicos onde serão entregues os prémios aos mais recentes vencedores desta competição e na qual teremos a oportunidade de ouvir os alunos que conquistaram os primeiros lugares de cada escalão.

A fechar o programa, a organização aposta este ano na ópera Il Mondo della Luna (1765), uma das primeiras versões musicais do libreto de Carlo Goldoni que será interpretada pelos Músicos do Tejo no último dia do evento.

O festival tem um orçamento de 100 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

NAZARÉ NO SEU OLHAR: lançamento no Dia do Livro

Foi no Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal da Nazaré, que o autor Diamantino Gonçalo deu a conhecer a sua nova obra poética, NAZARÉ no seu olhar, que conta com contributos de outros autores. A receita da venda do livro reverte a favor da CERCINA. No...

20220423 160214

Livro sobre o Rancho Alcôa deverá ser lançado no final do próximo ano

A Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça deverá lançar no final do próximo ano um livro sobre o Rancho Alcôa. O documento falara da história do Rancho, através de testemunhos de antigos membros e imagens da história...

rancho