Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 22° C

Arrancou o Cistermúsica 2014 dedicado ao tema “Lendas e Heróis”

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival o Cistermúsica 2014 “Lendas e Heróis”, arrancou no passado sábado, no Cineteatro de Alcobaça, com o espetáculo “30.000”, um bailado com coreografia de Daniel Cardoso, pelo Quorum Ballet, através do qual se homenageou Aristides Sousa Mendes .

O festival, que decorre até e 27 de Julho,levará a Alcobaça seis séculos de música para ouvir em mais de vinte e cinco espetáculos.

D. Quixote merecerá referência no concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa esta quinta-feira, dia 3 às 21h00, no palco do Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça para interpretar um conjunto de obras épicas de Richard Strauss, Mily Bakirev e Frederico de Freitas.

À Banda Sinfónica de Alcobaça caberá levar ao palco “Tágides”, de Eugénio Rodrigues, uma estreia dirigida especialmente aos mais novos e que inclui o Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns. No dia 6 de Julho ás 11h00 no Mosteiro de Alcobaça.

Entre os atrativos do programa contam-se ainda, pela primeira vez, dois alaudistas – Hopkinson Smith (num recital de tiorba dedicado a suites de Bach) e Miguel Yisrael (que, tocará Beethoven, Britten, Webern e Debussy) – ou a estreia moderna de um requiem do século XVI, conservado na Biblioteca de Coimbra, apresentada pela Cappella Musical Cupertino de Miranda.

A par destes grandes destaques do festival, já arrancaram uma série de propostas incluídas na secção Júnior e Famílias, entre as quais o Espetáculo de Final de Ano da Academia de Música e Dança de Alcobaça, intitulado “Música, Dança, Ação!”, no passado domingo, no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça com músicos, bailarinos e projeção visual em cena dedicada ao universo da Sétima Arte e em especial à tradição de alguns dos filmes de aventuras, animação e musicais mais reconhecidos de sempre.

A secção Júnior e Famílias abriu igualmente ao público entre os dias 1 e 4 de julho, das 10h00 às 18h00 e das 15h00 às 18h00 respetivamente, no Armazém das Artes em Alcobaça, os Recitais de Finalistas do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão e de Instrumentista de Jazz, a culminar aquela que tem sido durante os últimos anos uma parceria feliz entre a Academia de Música de Alcobaça (AMA) e o Agrupamento de Escolas de Cister.

A não perder também, o Concerto de Laureados do 3º Concurso “Pequenos Grandes Talentos” da AMA que decorrerá no Cine-Teatro, a partir das 21h30, esta quarta-feira, evento de consagração para os jovens músicos onde serão entregues os prémios aos mais recentes vencedores desta competição e na qual teremos a oportunidade de ouvir os alunos que conquistaram os primeiros lugares de cada escalão.

A fechar o programa, a organização aposta este ano na ópera Il Mondo della Luna (1765), uma das primeiras versões musicais do libreto de Carlo Goldoni que será interpretada pelos Músicos do Tejo no último dia do evento.

O festival tem um orçamento de 100 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente