Q

Previsão do tempo

24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 21° C
27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C
28° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 25° C

Bombeiros Voluntários da Nazaré aguardam assinatura de protocolo com Câmara

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Bombeiros Voluntários da Nazaré assinalaram no passado dia 10 de junho os 87 anos de existência numa sessão que contou com a presença de várias entidades convidadas. A ocasião serviu para a direção juntar voluntários, família, amigos e entidades oficiais.

O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, que se encontra em Gijón a desenvolver diligências para a realização do Festival Arco Atlântico 2014, que será dedicado à Nazaré, enviou uma mensagem de felicitações aos Bombeiros pelos 87 anos de existência, afirmando que se festeja “o trabalho dos bombeiros em prol da comunidade”.

“Estão sempre disponíveis para auxiliar o próximo. São um exemplo para todos nós”, escreveu o autarca, que deixou, ainda, “a garantia de que, apesar das dificuldades, a Câmara Municipal da Nazaré estará empenhada em colaborar na superação dos vários problemas que afetam os Bombeiros Voluntários, pelo menos na mesma intensidade com que os Bombeiros se empenham nas adversidades dos munícipes do nosso concelho”.

Com um corpo de 65 elementos, os Bombeiros da Nazaré fizeram do dia de aniversário uma oportunidade de homenagear, também, as suas famílias “as mais sacrificadas quando se opta por prestar este serviço à comunidade”, disse Joaquim Morais, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré.

O dirigente recordou as dificuldades financeiras da Associação, que já conseguiu estabelecer algum equilíbrio nas contas, nomeadamente junto de fornecedores, e manifestou o desejo de conseguir, em breve, chegar a entendimento com a Câmara Municipal sobre apoios regulares à corporação.

A angariação de sócios tem sido outra das ações desenvolvidas para tentar equilibrar financeiramente a Associação. Algumas unidades hoteleiras e comerciantes responderam de forma positiva, tornando-se sócias ou prometendo contribuições regulares a esta Instituição. “Vamos continuar a tentar trazer mais dinheiro para esta casa, que vive com algumas dificuldades”, disse Joaquim Morais, recordando que apesar do trabalho voluntário “há despesas diárias que precisam de financiamento” para que a equipa possa continuar a desenvolver o seu trabalho em prol da comunidade.

Com um concelho constituído por três freguesias e uma população com cerca de 15 mil residentes, Joaquim Morais realçou, ainda, a diversidade de ocorrências a que a corporação responde. “Temos uma grande diversidade de ocorrências, no mar, na floresta, nomeadamente os mais de 600 hectares de Pinhal da Confraria N.S. Nazaré (Sítio), fábricas e vias rápidas a que respondemos. As pessoas esperam que os Bombeiros apareçam e resolvam os seus problemas”

As festividades tiveram início às 8 horas, a que se seguiram a cerimónia do hastear da bandeira e romagem ao cemitério, com desfile até ao Sítio da Nazaré, para deposição de flores no monumento ao Dr. José Laborinho (frente ao Hospital da Confraria); a receção às entidades no quartel, seguido do desfile apeado e de viaturas, desde a sede da Instituição até à Praça Sousa Oliveira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

Acessos à Nazaré decorados com esculturas

Bugalho Ferros, artista natural do concelho de Alcobaça, será autor de quatro esculturas que irão ser instaladas em pontos de entrada do município da Nazaré, e que têm como finalidade melhorar a imagem dos acessos com a arte e aspetos ligados à cultura local. Na...

rotunda