Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Câmara de Alcobaça desvaloriza saída da Mohave oil do concelho

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A câmara de Alcobaça desvalorizou a saída da empresa norte-americana Mohave Oil do país e do concelho onde efetuou várias prospeções, sublinhando que, existindo recursos, outras empresas poderão interessar-se pela sua exploração.

“É uma opção que respeitamos”, afirmou Paulo Inácio, presidente da Câmara.

Num comunicado divulgado pelo Diário Económico, a Porto Energy, empresa mãe da Mohave Oil, aponta a inexistência de produção de petróleo e gás em Portugal como a principal razão que impediu a empresa de atrair investidores para continuar a operação e sustentar as elevadas necessidades de capital da exploração, referindo que vai entregar as concessões que detém no país.

Paulo Inácio realçou que a “sempre esteve disponível para colaborar com o Estado e com a empresa”, frisando que o abandono das prospeções em Aljubarrota “têm prós e contras” mas que “havendo recursos eles não vão desaparecer e outras empresas que se interessem pela sua exploração poderão aparecer”.

Já para o presidente da Junta de Aljubarrota, a saída da empresa norte americana “é uma grande perda para o país e para a freguesia” onde nos últimos anos foram feitas prospeções para avaliar se o gás descoberto no subsolo seria em quantidade suficiente para justificar a sua exploração.

“Não consideram a quantidade suficiente e não os podemos impedir de sair, mas é de lamentar”, considerou o autarca, recordando que a empresa “contribuía também para o desenvolvimento da freguesia” onde comparticipou a aquisição de edifícios e adquiriu um terreno “que ofereceu à junta”.

No comunicado citado pelo Diário Económico, a empresa admite não ter conseguido “atrair interesse de investidores nas suas concessões em Portugal” o que considera dever-se “à falta de produção de petróleo e gás” no país.

A Mohave Oil and Gas Corporation detém participações em sete concessões na denominada Bacia Lusitana no Oeste – Zambujal, Cabo Mondego 2, São Pedro de Moel 2, Aljubarrota 3, Rio Maior 2, Peniche e Torres Vedras -, cobrindo uma área bruta de 6.475 quilómetros quadrados.

Em setembro de 2012, a Galp comprou 50% da concessão Aljubarrota-3, por cerca de 3,15 milhões de euros, ficando com a opção de comprar uma participação de 25% em cada uma das outras seis concessões da Porto Energy.

Na mesma data, o Governo – na altura, o então ministro da Economia Álvaro Santos Pereira – anunciou a aprovação de um plano geral de trabalhos de desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos, em que a Mohave Oil & Gas se propunha investir, nos cinco anos seguintes, cerca de 230 milhões de euros.

Segundo o ex ministro, a empresa estimava criar 200 postos de trabalho diretos e centenas de empregos indiretos.

A concessão de Aljubarrota passou em junho do ano passado para a Galp e a partir do final do mês a Mohave irá descontinuar as operações de prospeção em todo o país.

Com a lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter