Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C
22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Pais rejeitam encerramento da Escola dos Raposos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de pais e encarregados de educação do agrupamento de escolas da Nazaré (APAEN) não aceita o encerramento da Escola de Ensino Básico dos Raposos, na freguesia de Famalicão, e já o disse, por escrito, ao ministro da educação e ciência, Nuno Crato.

A tutela anunciou, recentemente, a vontade de encerrar aquela escola, onde estudam, neste momento dezoito alunos.

“A transferência dos alunos para outro estabelecimento de ensino interrompe o normal percurso”, refere a APEVAL na carta que enviou ao Ministro, onde frisa a sua incompreensão face à possibilidade de encerramento da EB dos Raposos, que assenta em decisões administrativas “relegando as questões pedagógicas para segundo plano”.

A solução proposta de transferência dos alunos para a EB de Famalicão implica a transição dos alunos para uma turma com dois níveis de ensino, bem como a deslocação de alguns alunos para uma freguesia vizinha.

Na carta ao Ministro da Educação, a APEVAL solicita que a EB dos Raposos se mantenha em funcionamento no próximo ano letivo, “permitindo que os alunos concluam o percurso pelo primeiro ciclo de forma tranquila, e sem sobressaltos”.

A Associação recorda ao Ministro que estão em curso obras de beneficiação dos recreios das escolas da freguesia de Famalicão, com a implementação de coberturas iniciativa dos pais e encarregados de educação e a custas próprias, e ainda que o vereador da educação na Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira, assumiu o compromisso de ter em funcionamento no ano letivo 2015/2016 o centro escolar de Famalicão, “que evitará a transferência indesejada de alunos”

Na carta seguem ainda vários argumentos contra o encerramento daquela escola, nomeadamente a existência de vagas e espaço na EB dos Raposos que permitem continuar a acolher alunos que ali queiram fazer o seu percurso pelo ensino básico; a instabilidade emocional da mudança dos alunos para outra escola; impacto da deslocação sobre as famílias e o desrespeito pelo direito de opção das famílias sobre o local onde querem que os filhos façam os seus estudos.

Decorre neste momento uma recolha de assinaturas junto da população, que será remetida oportunamente ao Ministério da Educação, num documento que protesta contra o encerramento de mais uma escola de ensino básico no concelho da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Centro Escolar de Alfeizerão em pleno funcionamento

O novo Centro Escolar de Alfeizerão abriu no passado dia 17 de abril, as suas portas à comunidade educativa da freguesia. Com um investimento cofinanciado de 2.5 milhões de euros (programa Centro 2020), cabendo à autarquia um custo superior a 1 milhão de euros, a...

centro escolar alfeizerao

Alunos de Erasmus conhecem diversidade cultural europeia

Quatro alunos e dois professores da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio estiveram, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, em Bjelovar, na Croácia, para a quarta mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+"Long Live Cultural Diversity" (Viva a...

erasmus croacia