Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 28° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 32° C
15° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 32° C

Associações de Defesa dos Animais reúnem com Câmara da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Representes das associações de defesa dos animais (APA - Torres vedras, JAVA Lourinhã, GAPA Alcobaça, União Zoófila de Leiria) e a ex-deputada Margarida Garrido, autora da Petição em prol dos animais da Nazaré, intitulada “A Nazaré é também uma onda gigante de maus tratos a animais”, reuniram no passado dia 15 de maio com o presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, onde denunciaram a situação em que se encontram muitos animais de companhia.

De acordo com estas associações, muitos animais, em particular cães, são abandonados, outros passam fome, sede e frio, e outros encontram-se na posse de “pessoas irresponsáveis, às mãos dos quais padecem os maiores tormentos”.

“Trata-se de uma situação gravosa, dado o elevado número de animais que se encontra nesta situação”, referiu Margarida Garrido.

A esterilização e resgate em vez do abate foram algumas das sugestões apresentadas por este grupo de amigos dos animais, que recordou, ao autarca, a existência do “canil municipal, de um veterinário municipal e de um grupo de voluntários, que funciona junto do canil, existindo condições para implementar um programa de bem-estar para os animais de companhia do concelho”.

Foi ainda sugerido à Câmara que estabelecesse “protocolos para obter preços acessíveis para essas esterilizações com clínicas e veterinários da zona e protocolos com associações interessadas em participar na implementação de um programa de bem-estar dos animais do concelho”, informaram as associações.

A reunião do passado dia 15 serviu, ainda, para este grupo entregar a petição relativa à situação dos animais de companhia abandonados e negligenciados do concelho (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT73258), que já reúne perto de 2 mil assinaturas, e “para oferecer o nosso contributo para a implementação de um programa de bem-estar que passe pela esterilização, por uma ação pedagógica junto dos donos negligentes e pela punição dos maus tratos e do abandono”, explicou Margarida Garrido.

“Para além da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados, as associações de proteção animal APA-Torres Vedras, Associação Projeto JAVA, a Associação Zoófila de Leiria e a GAPA-Associação Alcobaça, manifestaram empenhamento na resolução dos atuais problemas e contribuir para tornar a Nazaré uma cidade amiga dos animais”, disse ainda a ex-deputada, adiantando que a reunião “decorreu de forma muito positiva”.

Foi, ainda, apresentada a Campanha de Esterilização de Animais Abandonados (http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/). A campanha propõe que os canis municipais devem esterilizar obrigatoriamente todos os animais que dão em adoção; que as Câmaras devem celebrar protocolos com as associações de defesa animal que atuam no concelho para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem, e proporcionem aos munícipes, com recursos limitados, a esterilização gratuita dos animais que possuem.

A Câmara apresentou os projetos em curso que visam oferecer qualidade de vida aos animais, designadamente através do projeto de voluntários que prestam apoio ao canil/gatil, e mostrou-se disponível para analisar a proposta deste grupo de associações, com vista a alargar o “bem-estar dos animais”.

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, referiu-se às dificuldades financeiras da autarquia como uma condicionante à maior participação da autarquia em campanhas alargadas de esterilização de animais de rua, tendo pedido às associações que apresentassem uma proposta com custos estimados e número de animais a abranger nessa campanha “para que a mesma seja alvo de avaliação pela autarquia e depois implementado, e se trave o crescimento descontrolado da população canina”, adiantou Margarida Garrido.

A proposta está a ser elaborada e deverá ser apresentada dentro de dias à Câmara Municipal da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

Acessos à Nazaré decorados com esculturas

Bugalho Ferros, artista natural do concelho de Alcobaça, será autor de quatro esculturas que irão ser instaladas em pontos de entrada do município da Nazaré, e que têm como finalidade melhorar a imagem dos acessos com a arte e aspetos ligados à cultura local. Na...

rotunda