Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C

PS Alcobaça contra Encerramento das Maternidades de Caldas da Rainha e Leiria.

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PS manifesta a sua apreensão com uma portaria do Ministério da Saúde que dita o encerramento de mais maternidades no país, designadamente as de Caldas da Rainha e Leiria. Os socialistas falam em desmantelamento de grande parte da rede hospitalar pública do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pondo em causa o direito constitucional à saúde.

“Com esta Portaria (n.º 82/2014 de 10 de abril), o governo tem em vista o encerramento arbitrário de serviços hospitalares, nomeadamente o encerramento da maioria das maternidades do país, a diminuição acentuada da capacidade de resposta global do SNS”.

Para o PS, que subscreve uma moção da Associação de Municípios, “esta medida só pode ser encarada como uma ação deliberada para fugir à discussão e até à negociação do seu conteúdo, dado que as portarias não estão obrigadas ao cumprimento dessas exigências legais gerais”.

Além do encerramento de maternidades, o Governo pretende eliminar, no imediato, especialidades médicas dos hospitais públicos (endocrinologia e estomatologia), ao mesmo tempo que mantem vultuosos contratos com entidades privadas nesta área.

Com esta Portaria, irão desaparecer até 31/12/2015 as maternidades nos seguintes estabelecimentos hospitalares da nossa região: Centro Hospitalar de Leiria, Hospital da Figueira da Foz, Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras/Caldas da Rainha), Centro Hospitalar do Médio Tejo (Abrantes, Torres Novas e Tomar), Hospital de Santarém.

Na zona centro/Oeste do país, algumas unidades de saúde têm perdido valências, nomeadamente os hospitais de Alcobaça, Peniche e Caldas da Rainha.

A declaração emitida recentemente pelo Ministério da Saúde “é um atentado à vida e à segurança de muitos recém-nascidos e respetivas mães”.

A Assembleia Municipal de Alcobaça manifestou a sua oposição a estas novas e brutais medidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A Feira de São Bernardo 2023 foi uma aposta ganha

A contabilização de espectadores dos concertos na Praça 25 de Abril de Alcobaça não é uma conta fácil de se fazer, mas o recinto esteve apinhado de gente, dificultando a circulação ao longo da principal porta de visita à sede do concelho. Os 5 dias da Feira de São...

feira1

Adesão de Alcobaça ao movimento Cidade dos Afetos consomada

Alcobaça formalizou a sua a adesão ao movimento Cidade dos Afetos, numa sessão que decorreu no Parque Verde, no passado mês de julho. A cerimónia de assinatura da Carta de Compromisso contou com a presença do Vereador da Felicidade, Saúde e Bem-Estar, João Santos,...

cidade de afetos