Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

PS Alcobaça contra Encerramento das Maternidades de Caldas da Rainha e Leiria.

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PS manifesta a sua apreensão com uma portaria do Ministério da Saúde que dita o encerramento de mais maternidades no país, designadamente as de Caldas da Rainha e Leiria. Os socialistas falam em desmantelamento de grande parte da rede hospitalar pública do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pondo em causa o direito constitucional à saúde.

“Com esta Portaria (n.º 82/2014 de 10 de abril), o governo tem em vista o encerramento arbitrário de serviços hospitalares, nomeadamente o encerramento da maioria das maternidades do país, a diminuição acentuada da capacidade de resposta global do SNS”.

Para o PS, que subscreve uma moção da Associação de Municípios, “esta medida só pode ser encarada como uma ação deliberada para fugir à discussão e até à negociação do seu conteúdo, dado que as portarias não estão obrigadas ao cumprimento dessas exigências legais gerais”.

Além do encerramento de maternidades, o Governo pretende eliminar, no imediato, especialidades médicas dos hospitais públicos (endocrinologia e estomatologia), ao mesmo tempo que mantem vultuosos contratos com entidades privadas nesta área.

Com esta Portaria, irão desaparecer até 31/12/2015 as maternidades nos seguintes estabelecimentos hospitalares da nossa região: Centro Hospitalar de Leiria, Hospital da Figueira da Foz, Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras/Caldas da Rainha), Centro Hospitalar do Médio Tejo (Abrantes, Torres Novas e Tomar), Hospital de Santarém.

Na zona centro/Oeste do país, algumas unidades de saúde têm perdido valências, nomeadamente os hospitais de Alcobaça, Peniche e Caldas da Rainha.

A declaração emitida recentemente pelo Ministério da Saúde “é um atentado à vida e à segurança de muitos recém-nascidos e respetivas mães”.

A Assembleia Municipal de Alcobaça manifestou a sua oposição a estas novas e brutais medidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo modelo da Feira de São Bernardo foi um Sucesso

A Feira de São Bernardo, de Alcobaça, que ocorreu entre os dia 19 e 22 de agosto, terminou com milhares de visitantes a assistirem ao concerto do cantor Toni Carreira.  O novo modelo de feira foi planeado com o intuito de promover a centralidade das festividades. A...

tony carreira

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca