Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 36° C
  • Wednesday 30° C
16° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

PS Alcobaça contra Encerramento das Maternidades de Caldas da Rainha e Leiria.

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PS manifesta a sua apreensão com uma portaria do Ministério da Saúde que dita o encerramento de mais maternidades no país, designadamente as de Caldas da Rainha e Leiria. Os socialistas falam em desmantelamento de grande parte da rede hospitalar pública do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pondo em causa o direito constitucional à saúde.

“Com esta Portaria (n.º 82/2014 de 10 de abril), o governo tem em vista o encerramento arbitrário de serviços hospitalares, nomeadamente o encerramento da maioria das maternidades do país, a diminuição acentuada da capacidade de resposta global do SNS”.

Para o PS, que subscreve uma moção da Associação de Municípios, “esta medida só pode ser encarada como uma ação deliberada para fugir à discussão e até à negociação do seu conteúdo, dado que as portarias não estão obrigadas ao cumprimento dessas exigências legais gerais”.

Além do encerramento de maternidades, o Governo pretende eliminar, no imediato, especialidades médicas dos hospitais públicos (endocrinologia e estomatologia), ao mesmo tempo que mantem vultuosos contratos com entidades privadas nesta área.

Com esta Portaria, irão desaparecer até 31/12/2015 as maternidades nos seguintes estabelecimentos hospitalares da nossa região: Centro Hospitalar de Leiria, Hospital da Figueira da Foz, Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras/Caldas da Rainha), Centro Hospitalar do Médio Tejo (Abrantes, Torres Novas e Tomar), Hospital de Santarém.

Na zona centro/Oeste do país, algumas unidades de saúde têm perdido valências, nomeadamente os hospitais de Alcobaça, Peniche e Caldas da Rainha.

A declaração emitida recentemente pelo Ministério da Saúde “é um atentado à vida e à segurança de muitos recém-nascidos e respetivas mães”.

A Assembleia Municipal de Alcobaça manifestou a sua oposição a estas novas e brutais medidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro reabriu

O Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro (Bárrio) reabriu, mas ainda sem vigilante pedido pela Coordenação de Saúde. O posto esteve fechado devido à falta de recursos humanos na área da segurança, e reabre ainda sem todos os mecanismos obrigatórios assegurados. Filipa...