Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

O Melhor Pastel de Nata do país é da Pastelaria Alcoa

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Pastelaria Alcoa, de Alcobaça, tem o “Melhor Pastel de Nata” do país. A escolha foi do júri do Festival do Peixe, um evento que decorreu em Lisboa.

Chegaram à grande final 11 pastelarias. Com o primeiro prémio entregue a Alcobaça, o segundo e terceiro lugares foram atribuídos a duas pastelarias de Lisboa, estreantes na competição: a Biarritz, em segundo lugar, e Balcão do Marquês, em terceiro.

O aspeto, o toque e a consistência da massa, o recheio e o sabor global, foram os parâmetros de análise do júri, constituído pelo gastrónomo Virgílio Gomes (presidente do júri), o enólogo Domingos Soares Franco, a investigadora gastronómica Raquel Moreira, o chefe pasteleiro António Marques e ainda Rita Cupido, diretora da revista “Comer”.

Apesar de sentir que entrava a concurso em desvantagem relativamente aos restantes participantes, por fabricar os pastéis em Alcobaça e transportá-los para Lisboa, onde chegavam menos quentes e menos estaladiços, a empresária Paula Alves acabou por conquistar o júri, com a sua receita.

“Quando o júri fazia a prova, os bolos da maioria dos concorrentes estavam mornos, quando o nosso estava completamente frio. Estivemos, algum tempo, a trabalhar a massa folhada, e a aperfeiçoar para que ficasse mais crocante, e se desfizesse na boca, e conseguimos”, diz Paula Alves, visivelmente satisfeita com a atribuição de mais um primeiro prémio às suas confeções.

A empresária garante que “ganhar um prémio destes fora de casa, em Lisboa, e pelo melhor pastel de natal, foi muito gratificante para a Alcoa”.

Localizada junto ao Mosteiro de Alcobaça, a Pastelaria Alcoa é especializada em doçaria conventual, embora o pastel de nata tenha sido, desde sempre, um doce muito apreciado pelos consumidores da casa, por isso “hoje, foi ouro sobre azul conseguir este prémio”, garante a empresária.

Paula Alves assegura que há bons pastéis de nata em todo o país, e o seu diferente no toque especial que lhe é dado pelo pasteleiro “teve sempre um creme delicioso e especial, o folhado estaladiço. Mas ainda faltava um pequeno toque de afinação para que ficasse perfeito. Mas estivemos a trabalhar muito para isso e há uma semana que o folhado do nosso pastel de nata está no ponto”.

“As pessoas não precisam ir a Belém para comer um bom pastel de nata. Um bom pastel de nata só é bom mesmo quando frio. A característica do nosso é, em frio, continuar crocante e bastante saboroso, como se tivesse acabado de ser feito. A Pastelaria Alcoa está no Top da pastelaria em Portugal”, frisou a empresária.

Paula Alves refere ainda que é um “grande elogio para Alcoa quando muitos turistas se deslocam a Alcobaça para visitar o Mosteiro e fazem paragem obrigatória na Pastelaria Alcoa.

Questionada sobre a possível candidatura do Pastel de Nata a património da UNESCO, disse “concordo, porque é um doce conhecido em todo o mundo, é um património que nós temos cultural mais reconhecido”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno