Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
15° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
14° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C

CDSPP pede parecer jurídico à cobrança da Tarifa Anual de Conservação de Esgotos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Concelhia Política do CDS-PP Nazaré solicitou um parecer jurídico sobre a legitimidade da cobrança da “Tarifa Anual de Conservação de Esgotos” referente ao ano civil de 2006, que a Câmara Municipal quis fazer aos munícipes.

O parecer refere que “as faturas de fornecimento de água, energia elétrica, gás, as comunicações, serviços postais ou serviço saneamento prescrevem no prazo de seis meses após a sua prestação.

Isto porque o artigo 10.º da Lei n.º 23/96, de 26 de Junho, com a redação da Lei n.º

10/2013,de28/01, que estabelece o prazo de prescrição das dívidas decorrentes do fornecimento de serviços públicos essenciais, dispõe que “o direito de exigir o pagamento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação”.

Consideram-se serviços públicos essenciais, os serviços básicos, universais e essenciais à vida moderna, como o fornecimento de água, o fornecimento de energia elétrica, o fornecimento de gás, os serviços de comunicações, serviços postais, serviço de recolha e tratamento de águas residuais e serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos (art. 1.º).

Esta norma constitui uma regra especial, aplicável apenas a estes serviços. Antes da entrada em vigor desta regra, o prazo de prescrição destas faturas era de 5 anos.

Esta lei introduz, assim, na legislação nacional alguns mecanismos destinados a proteger o utente de serviços públicos essenciais. Este prazo de prescrição especialmente curto tem por objetivo garantir alguma segurança e certeza aos consumidores e evitar a acumulação de dívidas que dificultem a gestão do orçamento familiar, tendo em conta que se trata de serviços básicos e essenciais de que não se pode abdicar. Por outro lado, o legislador pretendeu ainda combater a inércia do prestador destes serviços, pressionando-o para que exija atempadamente o pagamento dos serviços prestados.

“Neste caso, ou seja, perante esta fatura, o consumidor deve reclamar por escrito para o fornecedor e invocar a prescrição. O prestador é obrigado a responder e o prazo de pagamento da fatura é suspenso pelo que o abastecimento não pode ser cortado. Caso o conflito se mantenha, o consumidor pode sempre solicitar a intervenção de uma associação de consumidores”, refere ainda o parecer solicitado pelo CDSPP da Nazaré.

Ainda de acordo com o mesmo documento, a que o Região da Nazaré teve acesso, “é lícito à Camara solicitar os pagamentos; os consumidores é que tem o ónus de reclamar (invocando que já pagaram ou que dada a distância temporal é difícil comprovar que o fizeram) e invocar a prescrição (a prescrição tem de ser invocada) do direito ao pagamento. Se porém os consumidores pagarem, não lhes é possível pedir o retorno do que pagaram. A obrigação ainda que prescrita, converte-se em obrigação natural…uma vez feita não é recuperável.”

Perante a lei, o CDS-PP da Nazaré garante que “não compactuará com a defesa do infrator pelo que pugna pelo cumprimento das obrigações quer por parte do prestador de serviços, quer pelos munícipes”, ainda assim, “não pode concordar que passados 8 anos se notifiquem os munícipes por supostas faltas de pagamento que, pela distância temporal, estão impossibilitados de comprovar e que, à luz da legislação atual, se encontram prescritas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio