Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
14° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 12° C

Direção Geral do Património autoriza Feira das Antiguidades e Velharias de Alcobaça no saibro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção Geral do Património autorizou a realização da Feira das Antiguidades e Velharias de Alcobaça no saibro. A junta de freguesia de Alcobaça/Vestiaria já se congratulou com a decisão.

A Direção Geral só não autoriza que as viaturas entrem no saibro. A junta promete fazer cumprir as regras impostas, com a ajuda da PSP.

“As antiguidades e as velharias são valores representativos de identidades que se vão afirmando ao longo dos tempos e cuja perpetuação se deseja eterna”, refere a Junta de Freguesia de Alcobaça, para quem “é fundamental a valorização desta feira com o objetivo de promover junto da população o interesse pelos testemunhos do passado e consequente incentivo ao colecionismo”.

Os custos de equipamento desta feira com bancas homogéneas é, agora, um dos novos obstáculos para a melhoria de imagem do evento que já conta com mais de cinquenta feirantes, vindos de vários pontos do país.

A alteração da localização da feira foi uma das medidas iniciadas pela atual gestão da autarquia, no sentido de promover “melhores condições de exposição e negócio aos feirantes, garantir a interacção dos frequentadores do comércio e restauração com a feira, garantir a visibilidade junto de quem nos visita, contribuir para o aumento da oferta cultural da freguesia e trabalhar para a reabilitação do centro histórico”.

Implementar melhorias ao nível do seu formato, da qualidade da oferta, da relação com a freguesia e da promoção nacional são, agora, os próximos objetivos da autarquia relativamente a uma Feira que se realiza uma vez por mês, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

A criação de um regulamento da Feira é o próximo passo, assim como o pagamento, por parte dos expositores, de uma taxa pela ocupação do espaço, o “que irá permitir a seleção do que se vende neste certame”, refere Isabel Fonseca, presidente da Junta de Freguesia.

“A intenção é que a Feira seja cada vez mais voltada para as velharias, antiguidades, colecionismo e arte sacra”, explicou Isabel Fonseca, presidente da Junta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Troço do IC2 entre Rio Maior e Alcobaça está requalificado

A Infraestruturas de Portugal informou que foi concluída a empreitada de beneficiação do troço do IC2, com 20,3 quilómetros de extensão, entre o nó da Asseiceira, no concelho de Rio Maior, e a zona urbana de Freires, no concelho de Alcobaça. A intervenção envolveu...

Ministra da Coesão Territorial inaugura Centro Escolar de Alfeizerão

O Centro Escolar de Alfeizerão, em funcionamento desde 2023, foi inaugurado na presença dos ainda ministros do Governo de António Costa, no início deste ano. O Presidente da Câmara de Alcobaça fala de mais um equipamento que reforça a coesão territorial. “A nossa...

centro escolar