Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

População reclama obras na estrada de Pataias

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As Câmaras de Alcobaça e Nazaré estarão já à procura da melhor solução para ultrapassar os problemas da estrada que liga Pataias à Maiorga, cujo mau estado de conservação já levou os automobilistas a encetar algumas formas de protesto, como a manifestação que realizaram até à porta da autarquia alcobacense.

Meia centena de carros participou na manifestação organizada pelo Movimento de Utentes, realizada em finais de fevereiro, destinada a reivindicar o arranjo daquela via, cuja degradação se tem vindo a intensificar ao longo de vários anos.

Paulo Grilo, informou que o movimento serviu para “reivindicamos o arranjo das estradas que ligam Pataias a Alcobaça, fortemente danificadas há, pelo menos, duas décadas”.

“É complicado, em termos de segurança, tendo em conta que são milhares de pessoas que por aqui passam diariamente”, vincou.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, diz-se sensível aos argumentos e compreensivo relativamente às reivindicações, admitindo que a solução se tem vindo a arrastar.

Grande parte da via está no concelho da Nazaré, mas são do concelho de Alcobaça a grande maioria dos utentes que por ali passa diariamente. Esta realidade poderá forçar as duas autarquias a um entendimento com vista à reparação conjunta desta estrada ou, como admite Paulo Inácio, “à redefinição dos limites geográficos dos concelhos”.

“Compreendo a situação. Já falei com o presidente da Câmara da Nazaré, no sentido de encontramos um plano para a resolução do caso, e tenho uma reunião agendada com o responsável pela Estradas de Portugal, destinada a abordar este assunto”, informou o autarca, adiantando que se “trata de uma estrada intermunicipal de Alcobaça e Nazaré, pelo que tem estado a ser articulado, entre os dois Municípios, uma solução urgente nesta matéria”.

A revisão dos limites do concelho pode ser uma das soluções para arranjar esta estrada, mas Paulo Inácio fala ainda na possibilidade de um protocolo entre as duas autarquias.

“A Câmara de Alcobaça está recetiva a receber a estrada por inteiro, se a Nazaré concordar, e a assumir integralmente esse custo”, assegura Paulo Inácio, adiantando que “só o podemos fazer com aceitação da Nazaré e com a revisão dos limites do concelho”.

Paulo Inácio afirmou ainda que “o Município de Alcobaça declara que se for essa a solução está disposto a receber aquela parte do território, com o intuito de servir a nossa população”.

Em causa está uma via que no troço entre o Casal da Areia (Cós) e a passagem aérea sobre a A8, faz fronteira entre os dois concelhos, sendo metade da Nazaré e outra metade de Alcobaça; e entre a passagem aérea da A8 e a entrada em Pataias-Gare é “integralmente do concelho da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo modelo da Feira de São Bernardo foi um Sucesso

A Feira de São Bernardo, de Alcobaça, que ocorreu entre os dia 19 e 22 de agosto, terminou com milhares de visitantes a assistirem ao concerto do cantor Toni Carreira.  O novo modelo de feira foi planeado com o intuito de promover a centralidade das festividades. A...

tony carreira

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca