Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
10° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
9° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Continuação da Tenda de Carnaval no Rossio em risco

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Milhares de pessoas voltaram a passar pela tenda do Carnaval no Rossio, um espaço criado pela Câmara Municipal de Alcobaça há cinco anos e que tem sido marcada pela grande afluência de pessoas à cidade nos dias em que se realizava o evento “Folia e Algazarra”, animado por vários DJ’s.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, admite, contudo, que “este pode ter sido o último ano da Tenda Folia e Algazarra no Rossio de Alcobaça”.

“Sempre houve da parte deste executivo a vontade de fortalecer a vivência do património, mas desde a primeira hora desta iniciativa que as vicissitudes têm sido mais que muitas, com problemas, reclamações, e dificuldades de vária ordem” explicou o autarca, para justificar o fato da autarquia estar já à procura de alternativas para 2015.

“Admito que possa ter sido o último ano da Tenda no Rossio, e estou a procurar alternativas”, realçou.

Para o autarca “era importante que as pessoas continuassem a afluir a Alcobaça e a conviver, em ambiente festivo, dentro da praça mais importante do concelho”, contudo, por causa das dificuldades que têm vindo a ser levadas à instalação da tenda no saibro e realização do evento, frente ao Mosteiro, o autarca fala numa “situação insustentável, ao nível de dificuldades processuais”, que forçam a Câmara estar constantemente a apaziguar os ânimos para que “possamos continuar a realizar esta festa de carnaval na tenda”.

“Sempre achei que deveríamos viver o nosso património de forma descomplexada, mas as dificuldades formais são mais que muitas e este pode ter sido o último ano”, confessa o presidente da Câmara de Alcobaça, para quem “não vale a pena criar guerras a propósito de uma situação que se queria festiva”.

Pelo concelho de Alcobaça, voltaram a realizar-se os tradicionais desfiles carnavalescos, que nem a má cara do tempo impediu que saíssem às ruas para animar visitantes e os próprios foliões.

Mil foliões deram colorido às ruas de Pataias para um desfile que se mostrou no domingo e terça-feira.

Na Benedita, assim como em S. Martinho do Porto, os corsos voltaram a sair de noite e fizeram as delícias dos que ali se deslocaram para ver as máscaras do ano, os temas, as fantasias.

Na Maiorga, nos Rebelos (Cela), em Alfeizerão e em Turquel também se realizaram os desfiles de carnaval, mas por todo o concelho, nas colevidades, repetiram-se melodias, já bastante conhecidas para este época festiva, para animar todos os que preferiram o abrigo das salas de baile ao desconforto do frio e da chuva que se fizeram convidados durante todo o Carnaval, mas que, ainda assim, não demoveram os foliões nem a alegria da época.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias