Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Taxas de IMI para 2014 na Nazaré fixadas pela Assembleia Municipal

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, na passada sexta-feira, dia 29 de novembro, a proposta da Câmara para a alteração das taxas para 2014 do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, e da aplicação da derrama, obrigatória com a adesão ao PAEL e respetiva contratação do empréstimo de reequilíbrio financeiro.

A competência para a fixação do valor das taxas a aplicar é da Assembleia Municipal.

De acordo com a proposta aprovada, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2014 será, para os Prédios rústicos de 0,8% ; Prédios urbanos de 0,5 % a 0,8 % ; e Prédios urbanos avaliados, nos termos do CIMI de 0,3 % a 0,5 % .

Em reunião do executivo, foi ainda aprovada a proposta de lançamento de derrama sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC), no limite máximo de 1,5% .

Os valores propostos pelo Município estão de acordo com as obrigações do Município face à candidatura de adesão ao Programa de Apoio à Economia Local [PAEL]. Com a adesão do Município ao Programa de Apoio à Economia Local, o Município terá de cumprir o Programa de Ajustamento Financeiro (PAF) associado, que pressupõe a contratação de um empréstimo de reequilíbrio financeiro, processo que se encontra já na sua fase final, aguardando o envio para o Tribunal de Contas (TC), para obtenção de visto prévio.

A CDU classificou a aplicação da derrama como “mais uma machadada no tecido económico local”.

O Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, declarou, a propósito dos novos valores do IMI e da derrama, no âmbito da assinatura do PAEL (programa de apoio à economia local), a que irá dar seguimento, que “não resta, nesta altura, e perante a atual situação de desequilíbrio financeiro da autarquia, outra alternativa”.

“Infelizmente não resta alternativa ao PAEL”, disse o autarca sobre o programa que irá permitir que o “município possa continuar a funcionar e a prestar serviços à população”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter