Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 13° C
10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 12° C

XV Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais atraiu milhares ao Mosteiro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça foi, durante quatro dias, a capital da doçaria conventual, com a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais que voltou a atrair milhares de pessoas, vindas de todo o país.

Mais de 30 participantes nacionais e internacionais, entre as quais as representações da doçaria dos conventos e mosteiros portugueses (Alcobaça, Arouca, Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão, Tentúgal), mosteiros de Espanha, França (abadias da Bretanha e Normandia), Bélgica e Brasil, assim como a novidade da presença das únicas Monjas da Ordem de Cister atualmente em Portugal estiveram presentes nesta edição, que se decorreu no Claustro do Rachadouro, de 14 a 17 de novembro.

Foi uma oportunidade única para encontrar Monjas e Monges Cistercienses (Portugal / Rio Caldo – Terras de Bouro e Espanha / Oseira), que ali se instalaram a 16 de julho de 2005, depois de terem passado 18 meses com as Beneditinas de Roriz, enquanto o seu espaço ficava pronto para as receber.

Os visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer novos espaços do Mosteiro, como o Claustro do Rachadouro, habitualmente interdito ao público, onde se encontravam as oficinas, o arquivo e a biblioteca.

Este foi o espaço escolhido, este ano, para receber a Mostra, devido ao facto das salas onde nos últimos anos decorreu o evento estarem a sofrer obras de reabilitação e restauro.

A tradição conventual, verdadeiras iguarias criadas através de inúmeras experiências, paciência e devoção, que ao longo dos séculos foram rodeadas de secretismo, são anualmente colocadas ao dispor dos visitantes da Mostra.

Como é tradição, antes do evento, realizou-se o Concurso de Doces e Licores Conventuais, tendo as “Cornucópias” da Pastelaria Alcoa vencido o desafio, ganhando o prémio de Melhor Doce do Concurso de Doces e Licores Conventuais.

O júri atribuiu ainda duas Menções Honrosas, ao Pão-de-Ló da Casa Pão-de-Ló Flor-de-Liz, de Ovar, e ao Pecado do Céu, do Restaurante António Padeiro, de Alcobaça. O prémio de Melhor Licor foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga, de Santo Tirso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca