Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 36° C
  • Wednesday 30° C
18° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

XV Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais atraiu milhares ao Mosteiro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça foi, durante quatro dias, a capital da doçaria conventual, com a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais que voltou a atrair milhares de pessoas, vindas de todo o país.

Mais de 30 participantes nacionais e internacionais, entre as quais as representações da doçaria dos conventos e mosteiros portugueses (Alcobaça, Arouca, Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão, Tentúgal), mosteiros de Espanha, França (abadias da Bretanha e Normandia), Bélgica e Brasil, assim como a novidade da presença das únicas Monjas da Ordem de Cister atualmente em Portugal estiveram presentes nesta edição, que se decorreu no Claustro do Rachadouro, de 14 a 17 de novembro.

Foi uma oportunidade única para encontrar Monjas e Monges Cistercienses (Portugal / Rio Caldo – Terras de Bouro e Espanha / Oseira), que ali se instalaram a 16 de julho de 2005, depois de terem passado 18 meses com as Beneditinas de Roriz, enquanto o seu espaço ficava pronto para as receber.

Os visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer novos espaços do Mosteiro, como o Claustro do Rachadouro, habitualmente interdito ao público, onde se encontravam as oficinas, o arquivo e a biblioteca.

Este foi o espaço escolhido, este ano, para receber a Mostra, devido ao facto das salas onde nos últimos anos decorreu o evento estarem a sofrer obras de reabilitação e restauro.

A tradição conventual, verdadeiras iguarias criadas através de inúmeras experiências, paciência e devoção, que ao longo dos séculos foram rodeadas de secretismo, são anualmente colocadas ao dispor dos visitantes da Mostra.

Como é tradição, antes do evento, realizou-se o Concurso de Doces e Licores Conventuais, tendo as “Cornucópias” da Pastelaria Alcoa vencido o desafio, ganhando o prémio de Melhor Doce do Concurso de Doces e Licores Conventuais.

O júri atribuiu ainda duas Menções Honrosas, ao Pão-de-Ló da Casa Pão-de-Ló Flor-de-Liz, de Ovar, e ao Pecado do Céu, do Restaurante António Padeiro, de Alcobaça. O prémio de Melhor Licor foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga, de Santo Tirso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro reabriu

O Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro (Bárrio) reabriu, mas ainda sem vigilante pedido pela Coordenação de Saúde. O posto esteve fechado devido à falta de recursos humanos na área da segurança, e reabre ainda sem todos os mecanismos obrigatórios assegurados. Filipa...