Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

XV Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais atraiu milhares ao Mosteiro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça foi, durante quatro dias, a capital da doçaria conventual, com a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais que voltou a atrair milhares de pessoas, vindas de todo o país.

Mais de 30 participantes nacionais e internacionais, entre as quais as representações da doçaria dos conventos e mosteiros portugueses (Alcobaça, Arouca, Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão, Tentúgal), mosteiros de Espanha, França (abadias da Bretanha e Normandia), Bélgica e Brasil, assim como a novidade da presença das únicas Monjas da Ordem de Cister atualmente em Portugal estiveram presentes nesta edição, que se decorreu no Claustro do Rachadouro, de 14 a 17 de novembro.

Foi uma oportunidade única para encontrar Monjas e Monges Cistercienses (Portugal / Rio Caldo – Terras de Bouro e Espanha / Oseira), que ali se instalaram a 16 de julho de 2005, depois de terem passado 18 meses com as Beneditinas de Roriz, enquanto o seu espaço ficava pronto para as receber.

Os visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer novos espaços do Mosteiro, como o Claustro do Rachadouro, habitualmente interdito ao público, onde se encontravam as oficinas, o arquivo e a biblioteca.

Este foi o espaço escolhido, este ano, para receber a Mostra, devido ao facto das salas onde nos últimos anos decorreu o evento estarem a sofrer obras de reabilitação e restauro.

A tradição conventual, verdadeiras iguarias criadas através de inúmeras experiências, paciência e devoção, que ao longo dos séculos foram rodeadas de secretismo, são anualmente colocadas ao dispor dos visitantes da Mostra.

Como é tradição, antes do evento, realizou-se o Concurso de Doces e Licores Conventuais, tendo as “Cornucópias” da Pastelaria Alcoa vencido o desafio, ganhando o prémio de Melhor Doce do Concurso de Doces e Licores Conventuais.

O júri atribuiu ainda duas Menções Honrosas, ao Pão-de-Ló da Casa Pão-de-Ló Flor-de-Liz, de Ovar, e ao Pecado do Céu, do Restaurante António Padeiro, de Alcobaça. O prémio de Melhor Licor foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga, de Santo Tirso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo modelo da Feira de São Bernardo foi um Sucesso

A Feira de São Bernardo, de Alcobaça, que ocorreu entre os dia 19 e 22 de agosto, terminou com milhares de visitantes a assistirem ao concerto do cantor Toni Carreira.  O novo modelo de feira foi planeado com o intuito de promover a centralidade das festividades. A...

tony carreira

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca