Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
14° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Ondas da Nazaré a caminho dos Óscares Billabong XXL

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As ondas da Nazaré podem estar na corrida a mais um óscar dos Billabong XXL, competição cujo objetivo é eleger a maior onda surfada do ano.

Os surfistas Carlos Burle e Andrew Cotton surfaram, já este ano, a 28 de outubro, ondas grandes na praia do norte, na Nazaré, e as suas proezas podem entrar na corrida aos óscares, que se realizam em maio de 2014.

Carlos Burle disse que foi “sorte” o que se passou consigo na praia do norte e que resultou do salvamento que fez à compatriota Maya Gabeira.

O brasileiro ainda não sabe se bateu o recorde do havaiano Garrett McNamara, que se encontra na Nazaré até ao final de Novembro no âmbito do projeto Zon North Canyon Show, mas tem a certeza que “foi uma adrenalina muito forte ter voltado” depois do que aconteceu a Maya Gabeira, que surfou uma onda grande e quase morreu.

Já o britânico Andrew Cotton surfou a “maior onda dropada do dia”, afirmou que foram “as maiores ondas” que alguma vez viu. “Traiçoeiras, desafiantes e perigosas”, disse o britânico.

Garrett McNamara já venceu o óscar com a “maior onda” nos Billabong XXL Global Big Wave Awards e entrou no Guiness Book of Records, com a onda que surfou em 2011.

Tamanho da onda surfada por brasileiro continua a gerar controvérsia

O tamanho da onda surfada pelo brasileiro Carlos Burle continua a gerar controvérsia.

Uma medição da Faculdade de Motricidade Humana garante que a onda que o brasileiro apanhou na praia do norte atingiu os 32 metros, o que significa um “empate técnico”, entre esta e a que McNamara apanhou em janeiro deste ano.

A medição teve como base a análise de fotos e vídeos através de software SIMI Motion Twin, refere o Correio da Manhã, na sua edição de

2 de novembro.

Ainda de acordo com o matutino, que cita as declarações de Miguel Moreira, professor auxiliar da faculdade de motricidade humana, “as ondas não têm sempre a mesma dimensão, por isso é necessário procurar a média”.

“Para uma medição eficaz é necessário recolher dados reais das ondas para tirar dúvidas sobre a base da onda e depois é iniciar o processo para a verificação da fiabilidade do método”, explicou o docente ao jornal.

A exatidão na medição das ondas que impressionam o mundo pode vir a ser realizada, de futuro, pelo Instituto Hidrográfico, da Marinha Portuguesa. Um investimento entre os 50 e os 150 mil euros seriam suficientes para instalar sensores de pressão no fundo do mar, que iriam fazer uma medição mais correta do tamanho das ondas.

A onda, quando passa, gera uma coluna de água que exerce pressão sobre os sensores. Através dos valores registados será possível dizer a altura da onda”, explicou o tenente Quaresma dos Santos, do IH, ao Correio Sport.

Para já, as fotografias e vídeos são os únicos meios disponíveis para a medição do tamanho da onda, mas com este sistema, que o IH quer implementar, poderá dizer-se, “com precisão científica se a onda teve, pelo menos, 20 ou 30 metros”, disse ainda aquele responsável.

McNamara é, ainda, o recordista da maior onda surfada, por ter surfado, a 28 de janeiro deste ano, na praia do norte, na Nazaré, uma onda que lhe poderá valer um novo recorde, depois de em 2011 ter feito história ao surfar uma onda de grandes dimensões, que correu mundo e lhe deu o título de recordista.

O extreme waterman, de 46 anos, está na Nazaré, no âmbito da Zon North Canyon Show, um projeto de três anos, iniciado em 2010, Nazaré Qualifica com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a actividade desportiva de McNamara e o quotidiano da vila.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter