A terceira edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil – entrou na sua 1ª etapa que inclui um programa educativo de intervenção motivacional com o objetivo de aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos, contribuindo para a prevenção da obesidade infantil e das restantes doenças associadas.
No ano letivo 2013/2014 serão abrangidos por esta iniciativa gratuita
70.357 alunos, de 3.253 turmas, de 1.159 creches, pré-escolar, jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O arranque oficial foi assinalado com uma visita à Escola Básica e Jardim de Infância Birre nº2 no Cobre, em Cascais, que implementa pela primeira vez, este projeto.
Mário Silva, Presidente e fundador da APCOI, que também esteve presente neste arranque oficial, afirma que “esta terceira edição do projeto Heróis da Fruta superou todas as expectativas da organização.
Nesta edição a APCOI conseguiu envolver mais crianças do que o total das duas edições anteriores juntas. Um número que só foi possível de alcançar devido ao envolvimento das diversas autarquias que este ano letivo se associaram a esta iniciativa.”
De 15 de outubro de 2013 a 24 de Janeiro de 2014, os professores e educadores expõem na sala de aula o «Quadro de Mérito dos Heróis – Hoje Comi Fruta» e sempre que um aluno comer uma porção de fruta ao lanche deverá assinalar junto ao seu nome uma estrela de «Herói da Fruta» como forma de recompensa imediata pelo comportamento correcto.
Em cada semana, os professores são convidados a explorar diversos temas, através de fichas de trabalho e planos de atividades para realizar em aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições importantes sobre saúde, alimentação, culinária, agricultura, atividade física, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes na escola, mas também em casa.
Finalmente, todas as turmas terão de inventar uma letra para o «Hino da Fruta» e enviar um video criativo com os alunos a cantá-lo. Os vídeos estarão disponíveis para votação do público de 10 de Fevereiro até 10 de Março de 2014, no endereço www.heroisdafruta.com. Os 60 «Hinos da Fruta» mais votados serão analisados pelo júri que escolherá três vencedores. O júri escolherá ainda mais um hino vencedor de entre os que não chegarem a finalistas.
As escolas premiadas no desafio “Hino da Fruta” recebem a visita da APCOI com a “Festa dos Super-Heróis da Fruta” que inclui uma peça de teatro-interativa para comemorar a importância que estes alimentos têm para a saúde das crianças, entre outras surpresas.
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis.
«O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI).
Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 78.768 crianças através das seguintes iniciativas: 65.848 envolvidas em duas edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 7.500 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 2.530 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico;
1.475 foram atendidas por nutricionistas em rastreios gratuitos.
Site: www.apcoi.pt
0 Comentários