Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
Candidato da CDU

João Delgado – “O CDU é o único partido que vem alertando para o desastre que estamos a assistir há muitos anos”

Cátia Nunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pertencente à CDU, João Delgado é o cabeça de lista deste partido à presidência da Câmara Municipal da Nazaré. Licenciado em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design em Caldas da Rainha, considera-se uma pessoa de causas sociais “sempre no sentido de ajudar o outro”, sendo conhecido na Nazaré “como alguém que se dedica à causa justa”.

Motivação da candidatura

O candidato afirma que sempre se sentiu motivado por pertencer ao partido comunista por entender que este “é o único partido que vem alertando para o desastre que estamos a assistir há muitos anos”.

Considera ser importante a ligação de proximidade à população para tentar solucionar os problemas e anseios que estes têm “e nunca encarreirando melomanias prometidas e propagandeadas pelos partidos, daquilo a que chamamos o arco da desgraça”.

Salienta o facto do PS, PSD e CDS terem “conduzido o país à desgraça que atualmente vivemos”, culpabilizando-os das dificuldades que o país e a população passam nos dias de hoje.

“Tanto no plano local como no plano nacional, estas estruturas partidárias que têm governado o país têm alimentado os grandes grupos económicos e os grandes grupos económicos têm alimentado estas estruturas políticas”, frisa o candidato, que refere a CDU como uma “força de combate insubstituível na defesa dos legítimos interesses da população”.

Soluções para o endividamento do município

João Delgado afirma a importância de uma “gestão ao cêntimo daquilo que são as despesas fixas do dia a dia, tal como a eficiência dos serviços” para que “de uma forma mais eficaz se desperdice o menos possível”.

“As famílias não vão suportar mais dificuldades. Não há margem de manobra para muitos encargos do ponto de vista financeiro, mas sabemos para onde queremos levar o município e se conseguirmos pôr em prática as nossas prioridades de desenvolvimento económico para o concelho, com certeza que este irá rumar a um porto mais seguro”, revela o candidato.

“Depois de termos a verdadeira dimensão da situação, iremos obviamente, dentro das nossas limitações, gradualmente, tapando o buraco financeiro da forma que conseguirmos, porque é esse o nosso objetivo” indica o candidato à presidência da Câmara da Nazaré.

CDU contra o PAEL

Quando o assunto é o Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), o candidato não poupa nas críticas: “No nosso ponto de vista temos três troikas: a troika estrangeira, a troika nacional composta pelo PS, PSD e CDS e temos mais esta troika que nos querem aplicar que é o PAEL”.

Para além disso considera que o PAEL é “um desastre para o município”. “Sempre o entendemos como um entrave ao desenvolvimento da Nazaré”, aponta, acrescentando ainda que este “é um programa que vai destruir a economia local porque vai sobrecarregar as famílias com taxas elevadíssimas”.

Reabilitação urbana

O candidato da CDU revela que “os vários instrumentos que estavam à disposição da Câmara Municipal da Nazaré para todas as áreas não foram aproveitados” e mostra uma preocupação quanto à degradação dos prédios emblemáticos, nomeadamente na zona histórica, na marginal, na zona norte muito perto da Igreja de Santo António, que estão a ruir.

“Quem apostou na monocultura do turismo durante vinte anos deixa estes exemplos absolutamente degradantes por resolver, nunca tendo uma opção de reabilitação do património edificado. Penso que não sabe bem o que está a fazer”, alega o candidato do CDU.

“Se fossemos o PSD nem sequer em eleições nos apresentávamos na Nazaré”, afirma João Delgado, criticando a forma como o PSD tem governado o concelho.

Plano para estancar a dívida e aumentar as receitas do município

João Delgado tem um plano traçado “de alicerces bem estruturados” que passa por “tentar atrair, para a área empresarial de Valado dos Frades, indústrias ligadas às energias renováveis e à promoção dos produtores endógenos” e também “tentar captar investimento ao nível da construção naval, da náutica de recreio e de toda a indústria da pesca, desde a transformação, à comercialização e à instalação de fábricas de farinha de peixe”, para desta forma “promover a pesca”.

O candidato argumenta que “sem capacidade de produção não se gera riqueza e, deste modo, não é possível pagar a dívida”. Caso contrário, se se estruturar o país a nível de produção, “haveria para além de mais riqueza, mais postos de trabalho”.

Reforça o papel da cultura e da educação “como pilar de desenvolvimento indissociáveis”, uma vez que acredita que “serão a alavanca que irão acionar um setor do turismo forte, com bons produtos para oferecer”. “Apoiaremos com todo o empenho a criação de projetos criativos”, revela João Delgado.

Não acha necessário a criação de outra associação de turismo na Nazaré, uma vez que é a favor de aproveitar e potenciar as que já existem, mas “se for uma associação para aglutinar e não para dividir, obviamente, que seremos a favor”, sustenta o candidato.

Como forma de apelar ao voto na CDU, João Delgado fala da “coerência” que tem mantido nos últimos anos o que lhes dá “uma legitimidade e uma bagagem suficiente para que as pessoas possam depositar o seu voto em nós”.

“Aquilo que dissemos – há quatro anos – cumprimos neste mandato. Tivemos uma ação mais centralizada, ouvimos a população, canalizámos as informações que foram ouvidas para a Assembleia Municipal”, sublinha. Clarifica ainda que “muitos dos problemas dos munícipes nessas ações que nos foram informando foram resolvidos e, portanto, no plano institucional, tivemos um trabalho exemplar”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal