Nazaré assinala Jornadas Europeias do Património 2013

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Setembro volta a acolher as Jornadas Europeias do Património 2013, este ano sob o tema “Património/Lugares”, e o Museu Dr. Joaquim Manso da Nazaré convida à reflexão sobre a importância patrimonial de um elemento natural que envolve os concelhos da Nazaré e Alcobaça, o rio Alcoa, que nasce em Alcobaça e desagua na Nazaré, onde popularmente toma o nome de “Foz” ou “Lagoa”.

Na Nazaré, a localização da “foz” foi sofrendo transformações, quer naturais, quer devido à ação humana. Ao sul da vila, na “Foz”, praticava-se a pesca da enguia e de outros “peixes do rio”, utilizando-se o “barco da lagoa” e os respetivos apetrechos – galrichos, sertela, boqueirões ou tarrafas.

Por outro lado, “a Foz” era também um espaço de lazer, proporcionando momentos de entretenimento, festa e diversão. Aí se realizavam passeios de barco, piqueniques, festas nos Santos Populares. Os mais pequenos aproveitavam as águas calmas para nadarem; convivia-se no restaurante “Lobos do Mar”; a mulher aí lavava as esteiras da casa e os cabos-de-mar ministravam conhecimentos profissionais.

Com a construção do porto de abrigo da Nazaré, inaugurado em 3 de setembro de 1983, foi necessário desviar a foz para sul, o que provocou alterações significativas nas vivências do quotidiano das gentes da Nazaré.

É a modernidade em contraponto com a tradição. É fundamental conhecer os alicerces da identidade cultural; daí a importância de iniciativas que visem a aproximação física e emocional ao património, contribuindo, assim, para o seu conhecimento e divulgação, recuperando este aspeto da memória coletiva.

Passeio Cultural “Memórias do rio Alcoa – da nascente até à foz”

21 setembro (sujeito a inscrição prévia)

Percurso acompanhado por: Eng. Pedro Tavares, na área da hidrografia, e Dra. Ana Hilário, historiadora da Câmara Municipal da Nazaré.

14 horas – Encontro no Museu Dr. Joaquim Manso, com visita ao Objeto do Mês, “Barco da lagoa”

14.30 horas – Partida para Alcobaça: visita à nascente do rio

(Chiqueda) e ao seu leito, na cidade

16 horas – Regresso à Nazaré. Visita à “foz” do rio Alcoa

17 horas – Visita à exposição “Porto de Abrigo – a aspiração de um povo”, no Centro Cultural da Nazaré

18.00 horas – Encerramento no Museu Dr. Joaquim Manso

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 19 setembro, junto do Museu Dr. Joaquim Manso – telf. 262 562 802 ou e-mail mjmanso@drcc.pt ou ainda pela nossa página no Facebook.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda