Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 27° C
[speaker]
[speaker]

Nazaré assinala Jornadas Europeias do Património 2013

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Setembro volta a acolher as Jornadas Europeias do Património 2013, este ano sob o tema “Património/Lugares”, e o Museu Dr. Joaquim Manso da Nazaré convida à reflexão sobre a importância patrimonial de um elemento natural que envolve os concelhos da Nazaré e Alcobaça, o rio Alcoa, que nasce em Alcobaça e desagua na Nazaré, onde popularmente toma o nome de “Foz” ou “Lagoa”.

Na Nazaré, a localização da “foz” foi sofrendo transformações, quer naturais, quer devido à ação humana. Ao sul da vila, na “Foz”, praticava-se a pesca da enguia e de outros “peixes do rio”, utilizando-se o “barco da lagoa” e os respetivos apetrechos – galrichos, sertela, boqueirões ou tarrafas.

Por outro lado, “a Foz” era também um espaço de lazer, proporcionando momentos de entretenimento, festa e diversão. Aí se realizavam passeios de barco, piqueniques, festas nos Santos Populares. Os mais pequenos aproveitavam as águas calmas para nadarem; convivia-se no restaurante “Lobos do Mar”; a mulher aí lavava as esteiras da casa e os cabos-de-mar ministravam conhecimentos profissionais.

Com a construção do porto de abrigo da Nazaré, inaugurado em 3 de setembro de 1983, foi necessário desviar a foz para sul, o que provocou alterações significativas nas vivências do quotidiano das gentes da Nazaré.

É a modernidade em contraponto com a tradição. É fundamental conhecer os alicerces da identidade cultural; daí a importância de iniciativas que visem a aproximação física e emocional ao património, contribuindo, assim, para o seu conhecimento e divulgação, recuperando este aspeto da memória coletiva.

Passeio Cultural “Memórias do rio Alcoa – da nascente até à foz”

21 setembro (sujeito a inscrição prévia)

Percurso acompanhado por: Eng. Pedro Tavares, na área da hidrografia, e Dra. Ana Hilário, historiadora da Câmara Municipal da Nazaré.

14 horas – Encontro no Museu Dr. Joaquim Manso, com visita ao Objeto do Mês, “Barco da lagoa”

14.30 horas – Partida para Alcobaça: visita à nascente do rio

(Chiqueda) e ao seu leito, na cidade

16 horas – Regresso à Nazaré. Visita à “foz” do rio Alcoa

17 horas – Visita à exposição “Porto de Abrigo – a aspiração de um povo”, no Centro Cultural da Nazaré

18.00 horas – Encerramento no Museu Dr. Joaquim Manso

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 19 setembro, junto do Museu Dr. Joaquim Manso – telf. 262 562 802 ou e-mail mjmanso@drcc.pt ou ainda pela nossa página no Facebook.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao