Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Hospital de Alcobaça integrado no centro Hospitalar Leiria-Pombal

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O hospital de Alcobaça já está integrado no Centro Hospitalar Leiria-Pombal. Os utentes de Alcobaça e Nazaré passam, a partir desta data, a ser remetidos para aquela unidade, mantendo-se três freguesias do sul do concelho de Alcobaça (Benedita, Alfeizerão e S. Martinho do Porto) no atendimento do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha.

Rosa Domingues, da comissão de utentes, acredita que “o atendimento passará a ser melhor” do que nos últimos tempos porque “o hospital de Alcobaça tem estado votado ao abandono”.

“As pessoas têm trabalhado quase sem chefias, e o Hospital tem funcionado graças à boa vontade e dedicação dos funcionários”, disse.

De acordo com Rosa Domingues, além da quase ausência de chefias, tem faltado material diverso para uma resposta adequada às solicitações de quem ali recorre à procura de cuidados de saúde.

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) tem sido acusado de retirar equipamentos do hospital de Alcobaça pela comissão de utentes desta unidade, apesar da administração do CHO ter negado sempre tais acusações.

O ar condicionado, fotocopiadoras, móveis e mais recentemente um desfibrilhador terão sido levados pelo CHO de Caldas da Rainha.

“Trata-se de um equipamento bastante caro”, cuja ausência “pode prejudicar a população”, refere a Comissão.

O Conselho de Administração (CA) do CHO explicou à agência Lusa que a necessidade de otimização “dos recursos existentes no antigo Centro Hospitalar do Oeste Norte (CHON) fez com que alguns equipamentos fossem transferidos entre as unidades hospitalares que o constituíam – Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche”.

“Vários equipamentos que, não estando a ser utilizados na Unidade de Alcobaça, foram transferidos para as outras unidades do CHON”, tal como “alguns equipamentos das Unidades de Caldas da Rainha e Peniche foram alocados na Unidade de Alcobaça, como acontece no processo de gestão de qualquer centro hospitalar”, referiu o conselho de administração à Lusa.

Rosa Domingues, representante da comissão de utentes do hospital de Alcobaça, está preocupada com a retirada de equipamento, e com a integração do hospital de Alcobaça no Centro Hospitalar Leiria-Pombal nestas condições, de ausência de diverso equipamento ou de falta de manutenção ou reparação dos equipamentos deteriorados.

“O hospital de Leiria está atento e preocupado para que nada falte. A partir de Outubro esperamos que entre tudo dentro da normalidade”, disse Rosa Domingues.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Nazaré é uma praia certificada pela ISO 13009:2015

A praia hasteou as bandeiras e certificação de qualidade numa sessão pública Está implementada a Norma ISO 13009:2015 (Serviços de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia), um instrumento de monitorização e melhoria contínua, de...

bandeiras

Capitão de Abril Salgueiro Maia foi homenageado em Alcobaça

Duas obras de homenagem ao capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução de 25 de Abril, feitas em pedra, da autoria dos artistas Carlos Oliveira, das Caldas da Rainha, e de Rui Basílio, de Porto de Mós, foram apresentadas, no passado dia 3 de julho, nas instalações...

salgeiro maia